Troy Kotsur faz história e se torna o 1º ator surdo a disputar o Oscar
Artista estadunidense, de 53 anos, foi indicado à edição 2022 da premiação por sua performance no filme 'No Ritmo do Coração'
Cinema|Do R7
O Oscar 2022 está marcado por alguns recordes históricos, pelo menos no que diz respeito às indicações.
Além de Jane Campion ter se tornado a primeira mulher a concorrer duas vezes na categoria de Melhor Direção, Troy Kotsur também fez história como o primeiro ator surdo a ser indicado ao evento.
Kotsur, de 53 anos, disputa a categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em No Ritmo do Coração, grande vencedor do Festival de Sundance. O ator já participou de outras produções famosas como Scrubs, Número 23 e The Mandalorian.
O astro estadounidense está na mesma categoria que nomes como Ciarán Hinds, de Belfast, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee, ambos de Ataque dos Cães, e J.K. Simmons, de Apresentando os Ricardos.
A atriz Marlee Matlin, que também está em No Ritmo do Coração, foi a primeira pessoa surda a ser indicada e a vencer um Oscar de atuação. Ela faturou o prêmio de Melhor Atriz pelo filme Filhos do Silêncio, de 1986.
Leia também
Em No Ritmo do Coração, conhecemos Ruby, interpretada por Emilia Jones. Ela é a única de sua família que não é surda e precisa encarar o dilema de ir atrás de seu sonho de trabalhar com música ou continuar ajudando os parentes em seu negócio. Troy Kotsur interpreta Frank, pai da família, enquanto Marlee Matlin é Jackie, a mãe.
Após ser adiado por conta do avanço da pandemia de Covid-19, o Oscar 2022 acontece no dia 27 de março.
Veja abaixo quais são os filmes recordistas de indicações ao Oscar.