Veja o que se sabe sobre o tiro de Alec Baldwin em diretora em set
O ator disparou acidentalmente um tiro contra a diretora Halyna Hutchins, de 42 anos, que acabou morrendo no local
Cinema|Do R7
Nesta quinta-feira (21), o ator americano Alec Baldwin, de 63 anos, matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, com uma arma cenográfica. A fatalidade aconteceu enquanto a equipe gravava uma cena no set do filme Rust, localizado no Novo México.
Até o momento, o que se sabe é que o diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido pelo disparo. Ainda não há nenhuma informação oficial sobre seu estado de saúde. Entretanto, Frances Fisher, uma das estrelas do filme, disse em seu Twitter que Joel já recebeu alta hospitalar.
"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de Rust foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin", informou o comunicado emitido pelo gabinete do xerife do condado de Santa Fé.
Halyna Hutchins chegou a ser socorrida de helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda de acordo com o gabinete, ninguém foi preso no acidente e nenhuma acusação foi apresentada. Os detetives seguem ouvindo as testemunhas, e o acidente permanece sob investigação "aberta e ativa".
De acordo com o jornal local The New Mexican, Baldwin foi visto do lado de fora da sede do escritório do xerife. O ator estava transtornado e em pranto enquanto falava ao telefone. O site de notícias Deadline contou que Baldwin dirigiu-se ao escritório de boa vontade, foi interrogado por investigadores e liberado pouco depois.
Em suas redes sociais, o ator de Hollywood lamentou a tragédia e disse estar oferecendo amparo à família da diretora. "Não há palavras para expressar meu choque e a tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega de trabalho muitíssimo admirada. Estou cooperando totalmente com a investigação policial", escreveu o ator. "Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido. Meus sentimentos ao marido, ao filho e a todos os que amavam Halyna", completou ele.
A diretora Halyna era membro do International Cinematographers Guild. Os representantes da empresa se manifestaram sobre o assunto.
“Recebemos, nesta noite, a notícia devastadora de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, diretora de fotografia de uma produção chamada Rust, no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set. Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para saber mais e apoiamos uma investigação completa sobre o trágico evento. Esta é uma perda terrível, e lamentamos o falecimento de um membro da nossa família", disseram o presidente e a diretora-executiva da International Cinematographers Guild, John Lindley e Rebecca Rhine, respectivamente.
Por fim, a produtora por trás do filme Rust, Movie Productions LLC, também se manifestou sobre o acidente. “Todo o elenco e toda a equipe ficaram absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e enviamos nossas mais profundas condolências à família e aos entes queridos de Halyna”, disse a empresa.
“Paramos a produção do filme por tempo indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação da polícia de Santa Fé. Vamos fornecer serviços de aconselhamento a todos os ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar esse terrível evento."