Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça Angélica Santos, dubladora do Cebolinha há 38 anos

Famosa por ser a voz do personagem da 'Turma da Mônica', de Mauricio de Sousa, ela também dubla estrelas de Hollywood

Entretenimento|Aurora Aguiar, do R7

Há 38 anos, Angélica Santos é a voz original do Cebolinha
Há 38 anos, Angélica Santos é a voz original do Cebolinha Há 38 anos, Angélica Santos é a voz original do Cebolinha

Famosa por ser a voz original do Cebolinha, da Turma da Mônica, a atriz e dubladora Angélica Santos costuma dizer que dar vida ao espivetado personagem de Mauricio de Sousa é algo mágico. Aos risos, ela garante que nunca passou nenhum trote usando a voz do "galoto", cuja personalidade marcante é trocar o "R" pelo "L", mas confessa que já perdeu as contas de quantas vezes, na vida real, se atrapalhou com a dislalia (distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular as palavras) do personagem.

"Eu era bailarina, adolescente e fui fazer um teste para a Turma da Mônica para fazer a Mônica no teatro. Meses depois, pintou um outro teste, que era para fazer o primeiro filme: As Aventuras da Turma da Mônica. Na ocasião, já haviam outras dubladoras que tinham perfil para a personagem principal, então, fiz o teste para a Magali. O Marco Araújo de Sousa, que é irmão do Mauricio (de Sousa) me ouviu e disse: 'Ela é o Cebolinha!'. Levei um susto porque era um menino. E até então, eu nunca tinha feito um", contou.

Filme foi lançado em 1982
Filme foi lançado em 1982 Filme foi lançado em 1982

Angélica explicou que a voz do Cebolinha é original, ou seja, ela precisou ser criada. A fala nasce do trabalho de observação do ator sobre o personagem, juntamente com as indicações de um diretor. "O que é diferente de uma dublagem", reforçou.

"Dublar é você copiar exatamente o que já existe, o mais precisamente possível. Você tem que ter um feeling muito forte, entender o personagem, pegar a respiração, o jeito que está fazendo, a forma de falar, isso em muito pouco tempo. Porque é muito rápido, você assiste (ao filme) umas duas vezes e grava. É um processo rápido", explicou.

Publicidade

"O Cebolinha eu faço na garganta, uma região não muito usada, é como se eu fizesse um atrito, por isso não posso gravar muitas horas por dia, porque minha voz cansa e eu fico rouca. São gravações de duas a três horas no máximo", completou.

A alegria de Angélica em fazer um pesonagem tão conhecido do universo infantil é também poder ajudar crianças. "Recebo muitos pedidos de pais, que têm filhos doentes, pedindo que eu grave uma mensagem com a voz do Cebolinha. Eu na hora já mando. É legal e muito gratificante", celebrou.

Publicidade
Cebolinha foi 1º personagem da carreira de Angélica Santos
Cebolinha foi 1º personagem da carreira de Angélica Santos Cebolinha foi 1º personagem da carreira de Angélica Santos

São 38 anos fazendo a voz do personagem criado por Mauricio de Sousa. Sobre o cartunista, Angelica é só elogios. "Eu vou ao estúdio menos que qualquer outro funcionário, mas quando estou por lá, o Mauricio sempre vai me ver, faz piada. Não sou da família, não sou chegada, mas sou muito conhecida. É um relacionamento legal de patrão", contou. "Acho ele incrível, uma cara visionário. Fico impressionada com a disposição dele, querendo fazer a coisa muito certa, muito correta. E isso deixa a gente muito feliz de poder participar", reforçou.

De Drew Barrymore a Sennhinha

Publicidade

Com quase 40 anos de carreira, Angélica Santos também dá voz a muitos outros personagens famosos do cinema. Quem já passou dos 35 anos, por exemplo, certamente vai se lembrar de Kevin, protagonista do seriado norte-americano Anos Incríveis.

"Eu fiz o teste sem dizer que eu era uma mulher, porque eles não queriam uma. Mas ninguém consegiu pegar o personagem. Eles (produtores) foram descobrir anos depois, quando foram na Álamo (empresa de dublagem) para trocar a voz e me pegaram gravando. E aí disseram: 'Já que você enganou a gente esse tempo todo, você vai enganar até o fim'. Tive essa facilidade de fazer menino e ninguém reconhecer", contou ela, aos risos.

Angélica também já deu voz às atrizes Reese Whisterpoon, Drew Barrymore e outras estrelas de Hollywood. Confira na galeria a seguir

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.