Brasileiro ganha título de melhor dançarino country do mundo
Willian Country Dance deu detalhes da competição que aconteceu no Texas
Famosos e TV|Camila Juliotti, do R7

Se você gosta de dança country, provavelmente, já deve ter ouvido falar no agricultor Willian Murier da Costa ou, simplesmente, Willian Country Dance. O brasileiro, natural de Sandovalina, no interior de São Paulo, é conhecido mundialmente por conta do talento nos passos. Ele, inclusive, é bicampeão mundial da categoria (conquistou o título em 2013 e 2015) e, neste ano, se tornou o melhor dançarino country do mundo. O sonho do título mais recente veio após um empurrãozinho de Geraldo Luís, que bancou a viagem de Willian para El Paso, no Texas.
Em entrevista ao R7, Willian revela que criou na hora a apresentação que conquistou os jurados e lhe garantiu o prêmio.
— Antes, eu ficava muito preocupado em procurar coisas novas, ensaiar, hoje eu já sei o que fazer. Eu abaixo a cabeça e tento fazer meu número com alguma coisa diferente. Eu mudei toda a coreografia que eu tinha preparado, foi tudo improvisado. Eu trançava as pernas para um lado, depois para o outro, pegava o chapéu aqui, jogava pra lá... e deu certo.
Além do título, o dançarino ganhou uma fivela e 5 mil dólares, que guardou para comprar um carro. Depois da apresentação, ele conta que sua vida mudou.

— Fiquei conhecido no nosso Brasil e também fora dele. Quando as portas se abrem lá fora, começam a se abrir aqui pra gente. Há 15 anos, tinha muita gente que me criticava, ria de mim... hoje, eu faço apresentações em rodeios, em shows de duplas sertanejas famosas. Na semana passada, eu dançei antes do show do Henrique e Juliano, fui no camarim conhecer eles... estou feliz demais!
Quando tudo começou
O agricultor de 31 anos descobriu a paixão pela dança quando tinha apenas 6, nas festas juninas da escola. Aos 11 anos, o locutor de rodeios Henrique Soares ficou impressionado com o talento de Willian ao ver sua performance nas ruas e o convidou para fazer uma apresentação em um rodeio.
— Como ele também dançava, ele conversou com meu pai pra autorizar que eu viajasse com ele pra me apresentar. A gente viajou muito e, por eu ser uma criança, as apresentações eram o maior sucesso. Foi ele quem me colocou no mundo do rodeio e fez meu nome. Até hoje sou amigo dele, tudo que aprendi devo a ele.
As primeiras competições
Colecionador de títulos, Willian subiu ao palco pela primeira vez para competir em 2002. E, logo de cara, ele ganhou.
— Era um campeonato de dança country aqui no Brasil. Eu não tinha dinheiro na época para viajar para fora para competir o mundial. A gente trabalha na roça pra poder comer, as viagens não são baratas. Fiquei uns três anos sem competir...
O dançarino juntou dinheiro e, em 2012, teve uma nova oportunidade.

— Fui convidado pra participar de um campeonato de dança no México e ganhei. Aí, em 2013, viajei para El Paso, no Texas, para disputar o mundial. Eu fui o único brasileiro a ser campeão do mundo de dança country. Depois, em 2015, eu ganhei de novo.
Em 2018, Willian conta que deve disputar pela última vez um campeonato. Ele diz que as viagens para o exterior estão cada vez mais caras e nem sempre o valor do prêmio, que pode vir ou não, cobre as despesas. O agricultor pretende se dedicar a apresentações em eventos e shows de country tanto no Brasil como em outros países.
Participação no "Domingo Show"
Em julho deste ano, o dançarino contou sua história em uma reportagem exibida no programa de Geraldo Luís na Record TV. Na ocasião, Willian revelou que tinha uma dívida com o sertanejo Rionegro, da dupla com Solimões, que emprestou R$ 5 mil para que ele pudesse participar de um concurso de dança há cerca de cinco anos. O dançarino encontrou com Rionegro no palco e o cantor perdoou a dívida. Além disso, Willian ganhou R$ 10 mil do programa para que ele pudesse viajar para que ele pudesse disputar a competição em El Paso.
Famoso na cidade
A cidade de Sandovalina tem apenas 4 mil habitantes e Willian diz que está mais conhecido do que nunca.
— Todo mundo sabe quem eu sou, até os cachorros (risos). As pessoas me abraçam, pedem foto, falam que me viram na TV... eu não me sinto "famosão", acho que sou conhecido por meu talento e era isso que eu queria.

Apesar de toda a fama, o agricultor prefere manter os pés no chão e afirma que vai seguir com o trabalho na roça, paralelo à dança.
— A dança é minha vida, sem ela não teria nada. Gosto de dançar com roupas caras, botas bonitas, mas pra gente ter o que comer, tem que trabalhar. Fiquei feliz que o Geraldo (Luís) mostrou um pouco da minha história no programa (Domingo Show). porque as pessoas puderam ver que minha vida é simples e que tudo que comprei foi com o dinheiro que ganhei dançando. E eu vou continuar com a bota velha, rosto suado na roça. E lá dá pra dançar um pouco também (risos).
Veja um pouquinho do talento de Willian.














