Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Elza Soares faz apelo por liberação de remédio pela Anvisa

'Gentem, me ajudem com um Twittaço?! É uma questão de saúde', disse a cantora de 91 anos, em uma rede social

Famosos e TV|Aurora Aguiar, do R7

Cantora pede ajuda por liberação de remédio
Cantora pede ajuda por liberação de remédio Cantora pede ajuda por liberação de remédio

Elza Soares usou uma rede social, nesta terça-feira (28), para fazer um apelo ao público. A cantora de 91 anos contou que está precisando de uma medicação que necessita ser liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

"Gentem, me ajudem com um Twittaço?! Eu já não sei mais o que fazer, então peço ajuda de vocês para que minha indignação chegue até alguém da @anvisa_oficial. Preciso de uma medicação que eles tem que liberar. É uma questão de saúde, gentem!", escreveu a cantora. 

"E obedeci cada etapa do processo de liberação. Vamos fazer esse Twitter chegar em quem pode ajudar, vamos? Peço ajuda também aos amigues jornalistas que tenham entrevistado alguém da @anvisa_oficial e possam fazer essa mensagem chegar até eles. Conto com vocês, tá?", concluiu.

O R7 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anvisa pedindo um esclarecimento sobre o caso. A agência informou que o pedido feito pela cantora foi procolocado no dia 6 de setembro, e que a previsão é que a análise seja concluída nas próximas 48 horas. 

Continua após a publicidade

O R7 também conversou com a assessoria de imprensa da cantora, que disse para que os fãs e admiradores da artista não se preocupem porque Elza Soares está bem de saúde. 

Lei a íntegra do comunicado da Anvisa

Continua após a publicidade

Em atenção ao pedido de importação de medicamento para uso pessoal pela senhora Elza Soares, a Anvisa informa que a previsão é que a análise seja concluída nas próximas 48 horas, de acordo com a ordem cronológica de entrada e o andamento da fila de processos. O pedido foi protocolizado para análise no dia 6 de setembro.

Nos últimos meses, considerando-se a pandemia de Covid-19 e seus impactos sobre os tratamentos de saúde no país, a Agência tem enfrentado um aumento importante na demanda de importação de medicamentos para uso pessoal.

Continua após a publicidade

Tal crescimento da demanda fez com que o prazo de avaliação da Anvisa para estes pedidos aumentasse. Entre 2019 e 2021, observou-se um aumento de 145% nos pedidos recebidos, sendo que, em 2021, os pedidos já superaram em 15% todos os pedidos do ano passado. 

É de se destacar que, apesar do processo ser digital e simplificado, as solicitações de importação de medicamentos sem registro no país demandam uma análise de cada processo. Para isso, a fim de atender a todas as solicitações no cenário de maior demanda, a Anvisa organizou uma força tarefa interna para reduzir a fila e acelerar a análise de todos os pedidos de importação de medicamentos para uso pessoal existentes na Agência.

A Anvisa está sensível ao tema e, além da força tarefa, já iniciou a elaboração de outras estratégias administravas, operacionais e regulatórias para tratamento do novo cenário evidenciado pelo aumento expressivo nas importações de medicamentos por pessoas físicas. 

A Agência reforça que todos os processos de importação são analisados com o mesmo cuidado para garantir que eles estejam em conformidade com a prescrição médica, respeitando todas as regras sanitárias para proteção da saúde da população.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.