O que é o linfoma raro ligado a prótese de mama descoberto por humorista
Após diagnóstico, Evelin Camargo passará por cirurgia para retirada do implante
Famosos e TV|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A influenciadora e humorista Evelin Camargo revelou, nas redes sociais, que foi diagnosticada com um linfoma anaplásico de células grandes, conhecido pela sigla BIA-ALCL. O tipo é raro e está ligado a prótese mamária.
Segundo Evelin, a procura pela ajuda médica veio após o seu seio esquerdo, com prótese de silicone, aumentar subitamente de tamanho.
“Do dia para a noite o meu seio esquerdo triplicou de tamanho. Fui para o hospital, fiquei muito nervosa”, relatou ela em um vídeo.
LEIA MAIS
Inicialmente, os médicos suspeitaram que o caso se tratava de uma ruptura da prótese.
A hipótese foi descartada após exames revelarem que o implante estava intacto. Além disso, havia um acúmulo líquido conhecido como seroma tardio no corpo da influenciadora. A biópsia confirmou a presença do linfoma.
A influenciadora afirmou que decidiu tornar o diagnóstico público como uma alerta para que outras mulheres fiquem atentas a alterações nas mamas.
Mas, afinal, o que é o linfoma anaplásico?
O linfoma anaplásico pode se desenvolver na cápsula fibrosa formada naturalmente pelo organismo ao redor da prótese mamária ou no líquido que se acumula ao redor do implante. É uma condição rara e que não deve ser confundido com câncer de mama tradicional.
Em entrevista ao programa Hoje Em Dia, da RECORD TV, o médico mastologista Fábio Bagnoli explicou que a causa da doença pode estar ligada à contaminação dos implantes mamários.
“Não é uma infecção exacerbada, é uma infecção inicial. A longo prazo, devido a um processo inflamatório intenso, pode levar a esse quadro de linfoma anaplásico de grandes células”, afirmou. “É uma doença extremamente rara, indolente e de bom prognóstico”.
O linfoma como o identificado em Evelin Camargo costuma surgir tardiamente, de sete a dez anos após a colocação da prótese. Também é possível que surja antes ou depois desse intervalo.
Os sintomas mais comuns incluem o aumento abrupto do volume mamário devido ao acúmulo de líquido, além do endurecimento da mama. Dor persistente, assimetria súbita, endurecimento ou nódulos também devem ser investigados.
Na maior parte das vezes o tratamento é exclusivamente cirúrgico e consiste na retirada do implante afetado.
Nas redes sociais, Evelin Camargo afirmou que passará pelo procedimento. “O exame saiu e ele [o linfoma] realmente está só na prótese. O meu tratamento vai ser o explante”.
Em casos mais graves, em que há a disseminação do linfoma para linfonodos ou outros órgãos, podem ser necessários tratamentos adicionais como a quimioterapia.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















