‘Parassocial’: por que a palavra do ano foi associada aos fãs da Taylor Swift
Termo descreve a conexão que alguém sente com uma celebridade que não conhece de fato
Famosos e TV|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Quando Taylor Swift anunciou o noivado com o jogador Travis Kelce, fãs comemoraram como se fossem amigos ou familiares da cantora. Esse vínculo emocional tem nome: parassocial, termo que foi eleito a palavra do ano pelo Dicionário de Cambridge.
O adjetivo descreve a conexão que alguém sente com uma pessoa famosa que não conhece, como um personagem de livro, filme e até com o ChatGPT.
LEIA MAIS
Segundo o dicionário, o anúncio de noivado de Taylor fez as buscas por “parassocial” dispararem, motivo pelo qual ela foi usada como exemplo do termo. Outro caso é o de pessoas que desenvolvem algum tipo de vínculo com inteligências artificiais, chegando a tratá-las como uma espécie de “terapeuta”.
Apesar das relações com assuntos atuais, a ideia existe desde a década de 1950, quando pesquisadores da Universidade de Chicago perceberam que as pessoas criavam laços com personalidades da televisão.
Agora, o termo é usado no cotidiano. “Essa foi, sem dúvida, a sensação mais parassocial que tive em muito tempo. Muito feliz pela minha amiga querida, Taylor Swift!”, escreveu um internauta quando a cantora anunciou que se tornou dona dos direitos autorais de suas músicas.
O dicionário ainda fez uma brincadeira no Instagram, com um “bingo” de atitudes consideradas parassociais. Entre elas estão saber o nome do pet de uma celebridade, defender um influenciador online, agradecer a um chat de IA e pensar que um famoso é seu amigo ou chamá-lo de “bestie”.
“Nenhum dessas, na verdade! Espero não ser antiparassocial!”, escreveu um seguidor. “Quem disser [que não faz essas coisas] não está dizendo a verdade”, comentou outra.
