Silvio Santos morre aos 93 anos
Apresentador estava internado em um hospital particular de SP desde o dia 1º de agosto e não resistiu a uma broncopneumonia
Famosos e TV|Do R7
Morreu neste sábado (17), aos 93 anos, o apresentador e empresário Silvio Santos. A informação foi confirmada nos perfis oficiais do SBT nas redes sociais. A causa foi uma broncopneumonia por conta de uma infecção por H1N1, segundo boletim do Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. A ala onde era tratado estava em isolamento total há uma semana.
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar serão para sempre lembrados com muita gratidão. Descansa em paz que você sempre será eterno em nossos corações”, diz o comunicado.
Leia mais
Silvio Santos foi hospitalizado no dia 16 de julho, quando foi diagnosticado com H1N1. Durante o período de internação, o empresário passou por uma série de exames e estava sob cuidados intensivos em virtude da idade.
Silvio chegou a se recuperar e recebeu alta no último dia 20 de julho, porém teve de voltar ao hospital cerca de dez dias depois, em princípio, para a realização de exames de imagem. Desde então, o comunicador teve uma piora no quadro de saúde e não resistiu.
O empresário estava fora do ar há quase dois anos, desde que gravou o último programa no SBT, em setembro de 2022. Ele não teve uma despedida oficial nem anunciou a aposentadoria publicamente. Silvio já tinha diminuído o ritmo na época da pandemia de Covid-19 e, aos poucos, foi parando com as gravações, até deixar de aparecer nas telas.
Quem passou a ocupar o lugar do comunicador foi Patricia Abravanel, uma das filhas mais conhecidas dele. Entre uma participação e outra, a herdeira virou titular do programa do pai, e Silvio nunca mais voltou.
Nos bastidores, o apresentador também já não participava mais das decisões importantes da emissora. Deixou essa responsabilidade nas mãos da filha número três, Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT. Foi ela, inclusive, que promoveu a mudança na grade da programação, no início de 2024.
A família informou que Silvio Santos pediu que não houvesse velório e, por isso, funeral será restrito. “Ele pediu que não explorássemos sua passagem. Gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria com que viveu”, diz nota emitida pelo SBT.
Talentoso e visionário
Senor Abravanel, seu nome de nascimento, nasceu na Lapa, região central do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930.
Iniciou a vida profissional aos 16 anos, como camelô. Vendia capas para títulos de eleitor e, em outro momento, canetas. Mas o dom para se comunicar e o potencial que tinha para fazer riqueza o levaram a construir um império, que, além do SBT, inclui o Hotel Jequitimar, no litoral paulista, e a marca de cosméticos Jequiti.
Trabalhou em diversas rádios até chegar à TV, em 1961, com a estreia do programa Vamos Brincar de Forca, na antiga TV Paulista, a atual TV Globo. E, desde então, nunca mais quis deixar a televisão. O apresentador também gravou diversas marchinhas de Carnaval, sendo as mais famosas Coração Corintiano e A Pipa do Vovô.
Em agosto de 2001, o dono do SBT passou por um grande susto quando a filha Patrícia foi vítima de um sequestro. Após dias de negociação, a herdeira e hoje apresentadora foi liberada. Pouco tempo depois, o sequestrador Fernando Dutra Pinto, perseguido pela polícia, invadiu a casa de Silvio e fez o comunicador refém. A atuação do empresário na negociação com o criminoso foi fundamental para que tudo terminasse bem, sete horas mais tarde.
Durante a pandemia de Covid-19, Silvio ficou quase dois anos recolhido em casa. Ele se isolou depois de voltar ao Brasil das férias em Orlando, nos Estados Unidos, no fim de 2019. Em julho de 2021, quando voltou a gravar nos estúdios do SBT — já com as duas doses da vacina contra a doença —, foi recebido com aplausos por funcionários da casa.
Silvio Santos deixa a mulher, Íris Abravanel, seis filhas, Cintia, Daniela, Rebeca, Renata, Silva e Patrícia, 14 netos e quatro bisnetos.
De camelô ao estrelato na TV: relembre a trajetória do Dono do Baú