García Márquez intercedeu para que Fidel Castro libertasse poetas cubanos
Escritor colombiano morreu nesta última quinta-feira (17), aos 87 anos
Entretenimento|Do R7
O ex-ministro de Cultura francês Jack Lang prestou nesta sexta-feira (18) homenagem a Gabriel García Márqueze e lembrou que a amizade do escritor com Fidel Castro permitiu que o líder cubano libertasse vários poetas presos, que foram recebidos na França.
Lang, ministro socialista durante o mandato do presidente François Mitterrand (1981-1995), lembrou em comunicado que a relação de "fidelidade e de amizade" entre García Márquez e Castro permitiu que o escritor se reunisse com o líder cubano em 1982.
O ex-ministro explicou que "graças" ao escritor colombiano se obteve "a libertação de vários poetas presos que depois acolhemos na França".
"Embora às vezes fosse controvertido por seus compromissos políticos, é admirado ao mesmo tempo pelas elites e os povos da América Latina e do conjunto dos países do mundo", disse Lang, que convidou García Márquez para a posse de Mitterrand em Paris, em 1981.
Após a cerimônia, o escritor acompanhou o então chefe de Estado a uma viagem a Cancún, no México, e Jack Lang foi convidado por ele para a Colômbia, para convencer as autoridades do país a criar um Ministério de Cultura.
O atual diretor do Instituto do Mundo Árabe de Paris disse que seu "amigo incomparável era sobretudo um escritor que dominou a cena mundial da cultura com toda a potência de suas epopeias coloridas e ofegantes", um gigante da literatura latino-americana".
Leia mais
Gabriel García Márquez morre aos 87 anos
Relembre os principais encontros políticos de Gabriel García Márquez
Presidente confirma morte de Gabriel García Márquez, "o maior colombiano"
Escritor Gabriel García Marquez morre aos 87 anos: