Andreas Kisser estreia em nova banda e ataca: "O heavy metal é totalmente ignorado no Brasil"
Guitarrista apresenta De La Tierra, junto com integrantes de outros países
Música|Do R7
Quatro amigos se uniram com a vontade de fazer música boa. Assim mesmo, como jovens garotos. O guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, Andrés Gimenez, do A.N.I.M.A.L, Sr.Flavio, do Los Fabulosos Cadillacs e Alex González, do Maná, decidiram formar a banda De La Tierra.
O grupo traz um heavy metal "inusitado", com vocal em espanhol. Vai ter um pouco da cara do Sepultura e um pouco da argentina A.N.I.M.A.L , como afirma Andreas Kisser.
— É um pouco da raiz do Sepultura, mas não tínhamos uma base formada. Queríamos fazer alguma coisa livre, um som que a gente curtia. Ainda não sabemos muito bem o que é [risos]. É algo totalmente novo. O De La Tierra mistura estilos e histórias diferentes de grandes músicos.
O vocalista da De La Tierra, Andrés Giménez, também falou um pouco sobre o estilo variado da banda.
— É um metal com muitas influências latinas, com claves. Tem influências do México, Chile, de várias partes da América Latina.
A ideia de montar o grupo partiu de Andrés Gimenez e Alex González. Os dois se reuniram em Buenos Aires e depois chamaram mais dois amigos: o baixista Sr. Flavio e o guitarrista Andreas Kisser.
— A ideia da banda começou no ano passado. O Andrés e o Alex começaram. Depois veio o Sr. Flávio, que não era do metal e trouxe um toque diferente para a banda, usando slap (técnica diferente de tocar baixo com os dedos). Eu (Andreas Kisser) fui o último a ser chamado.
O primeiro disco já tem data para ser lançado: 14 de janeiro de 2014. O primeiro single, Maldita Historia, já foi divulgado. Perguntado sobre a motivação de montar uma banda com a carreira já consolidada, Andreas Kisser mostrou toda a disposição que o De La Tierra está no momento.
— Motiva trabalhar com caras bons como estes. É um novo desafio. Estou me sentindo como um moleque de 15 anos que forma a primeira banda. Estamos muito motivados e com um espírito jovem. Não é grupo criado por empresários, é uma coisa nossa mesmo. Nos mesmos financiamos tudo. Só de lançar o disco já é um grande vitória.
Andreas Kisser entra para o hall da fama de Liverpool
Eles não poderiam fazer uma dupla! Confira os cantores que já arrumaram brigas na música
Quem te viu quem te vê! Veja os gatões da música que viraram tiozões
Andreas Kisser também opinou sobre a atual situação do rock no Brasil. O membro do Sepultura vê um momento não muito favorável.
— O rock está em uma fase difícil. A mídia está muito presa a alguns artistas. Depois de Michel Teló, agora tem Naldo, Anitta.. Nada contra eles, mas no Brasil tem muito mais coisa boa acontecendo na música. E a galera só fica em cima dessas mesmas coisas. O rock está sem espaço.
O argentino Andrés Giménez completou o raciocínio afirmando sobre o apego que o fãs de rock tem pelo gênero.
— Geralmente o fã de metal tem um sentimento muito grande pelo gênero. Ele não se importa se o que está sendo lançado ele não gosta, ele só quer ouvir o seu rock.
Um dos estilos mais populares do Brasil no momento, o funk e o sertanejo, foram apontados como o centro da mídia por Kisser.
— São músicas que o brasileiro gosta tradicionalmente. Elas aparecem em todo lugar. O público fica sufocado por eles. O heavy metal é totalmente ignorado, é como se não existisse. Mas ao mesmo tempo vemos o sucesso de shows de rock e heavy metal que tivemos aqui agora no final do ano. O Black Sabbath levou 70 mil pessoas. O brasileiro também gosta muito de rock. Quando tocamos com o Zé Ramalho no Rock in Rio, o povo do metal cantou Zé Ramalho. Antes de tudo, somos brasileiros, nós respeitamos nossas origens, mas aqui não respeitam o metal.
O guitarrista afirmou ainda que o metal sofre preconceito no Brasil, e o gênero não é visto como qualquer outro.
— O heavy metal é visto no Brasil como um estilo de música agressivo e violento. Isso nada mais é do que uma falácia. Essa é uma imagem totalmente deturpada. O metal precisa de muito estudo, muita dedicação ao instrumento, muito ensaio. É um estilo musical como qualquer outro. O Heavy Metal precisa ser mais respeitado.
*Colaborou Victor Rocha, estagiário do R7