Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Edi Rock e MC Pedrinho exaltam origens em parceria inédita

Rap e funk se encontram em "De Onde Eu Venho", canção que explora as raízes do povo negro e daqueles que vivem em comunidades e favelas

Música|Ricardo Cruz, do R7*

O Dia da Consciência Negra marca o encontro entre os músicos
O Dia da Consciência Negra marca o encontro entre os músicos O Dia da Consciência Negra marca o encontro entre os músicos

Rap e funk se misturam, nesta terça-feira (20), em parceria inédita entre Edi Rock e MC Pedrinho. O Dia da Consciência Negra marca o encontro entre os músicos, que escolheram a data para promover De Onde Eu Venho — canção que explora as origens do povo negro e de todos aqueles que têm raízes nas comunidades e favelas brasileiras.

Historicamente oprimidos, esses grupos sociais são exaltados ao longo da música. Da origem africana às comunidades periféricas do País, os músicos destacam o papel da Bahia na construção das influências afrodescendentes na cultura nacional. “A profecia se fez novamente. Bahia magia, minha nascente. Tambor no meu sangue preto e quente. Você não aguentou me prender nas correntes", diz um dos trechos da parceria.

A Bahia, aliás, foi escolhida como um dos cenários para a gravação do videclipe do projeto. Em Salvador, pontos turísticos significativos para a história do Brasil ajudaram a compor a narrativa audiovisual, que contou ainda com locações na Vila Maria, zona norte de São Paulo — local de origem de MC Pedrinho.

A Bahia é um dos cenários para a gravação do videclipe do projeto
A Bahia é um dos cenários para a gravação do videclipe do projeto A Bahia é um dos cenários para a gravação do videclipe do projeto

Embora os estilos sejam distintos na forma, o encontro representa a união de realidades bem parecidas. As desigualdades racial e social são temáticas recorrentes em ambos os trabalhos, que deixam evidentes a pobreza e o racismo cotidianos. 

Publicidade

Em outro trecho da música, as estruturas sociais da escravidão e das comunidades nos dias de hoje são descritas e, embora o tempo tenha passado, a lógica de violência e morte persiste. "Ouro, café, engenho e cana. Droga, cadeia, o crime e grana. Brasil, violência sangrando a esmo. Os negros vivendo e morrendo no mesmo". 

Para se ter uma ideia do contexto em que essas pessoas estão inseridas, o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2014, apontou que 76% dos mais pobres eram negros. De acordo com o Atlas da Violência 2018, 70% dos jovens que são vítimas de violência são negros, pessoas de baixa escolaridade e que não tem o ensino fundamental concluído.

Publicidade

O encontro

Edi Rock é um dos nomes mais relevantes do rap
Edi Rock é um dos nomes mais relevantes do rap Edi Rock é um dos nomes mais relevantes do rap

Edi Rock, de 48 anos, nasceu em São Paulo. As desigualdades sociais, evidenciadas nas comunidades e favelas brasileiras, são o plano de fundo de denúncias ácidas do cantor paulistano.

Publicidade

Em 1988, ao lado de KL Jay, Mano Brown e Ice Blue, participou do surgimento do Racionais MC´s — um dos grupos mais influentes da música brasileira.

MC Pedrinho ficou conhecido após hit 'Dom, Dom, Dom'
MC Pedrinho ficou conhecido após hit 'Dom, Dom, Dom' MC Pedrinho ficou conhecido após hit 'Dom, Dom, Dom'

MC Pedrinho, de 16 anos, acumula mais de 3,8 milhões de seguidores no Instagram. O funkeiro, que cresceu na Vila Maria, zona norte de São Paulo, ficou conhecido do grande público após a música Dom, Dom, Dom estourar em 2014.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Thiago Calil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.