Logo R7.com
RecordPlus
R7 Música

Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso: veja brasileiros que já ganharam o Grammy

Cerimônia de 2026 acontecerá neste domingo (1º), às 21h30 (horário de Brasília), em Los Angeles, nos Estados Unidos

Música|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Grammy Awards 2023 ocorrerá no domingo (1º), com Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados em Melhor Álbum de Música Global.
  • Maria Bethânia é indicada pela primeira vez, enquanto Caetano já possui cinco nomeações e duas vitórias.
  • Laurindo Almeida foi o primeiro brasileiro a vencer um Grammy, em 1959, seguido por ícones como Astrud Gilberto e Tom Jobim.
  • Gilberto Gil e Milton Nascimento também conquistaram prêmios, destacando a presença brasileira na cerimônia internacional.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Grandes nomes da música brasileira já levaram uma estatueta da edição internacional da premiação para casa Reprodução\Instagram

Um dos eventos mais importantes da indústria da música, o Grammy Awards, acontece neste domingo (1º) às 21h30 (horário de Brasília), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre os indicados para a 68ª edição da cerimônia, estão os irmãos brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia na categoria Melhor Álbum de Música Global.

Esta é a primeira vez que Maria é indicada ao prêmio. Já Caetano coleciona cinco nomeações e duas vitórias.


LEIA MAIS

Embora músicos brasileiros estejam mais presentes no Grammy Latino, outros grandes nomes, além de Caetano, já levaram uma estatueta da edição internacional para casa.

Veja brasileiros que já ganharam o Grammy Awards

Em 1959, Laurindo Almeida foi o primeiro brasileiro a ser indicado e vencer um Grammy. Ele levou o prêmio da categoria Melhor Engenharia de Álbum Clássico por Duets with the Spanish Guitar. Dois anos depois, em 1961, o músico venceu Melhor Performance de Música de Câmara, por Conversations with the Guitar, e Melhor Performance Instrumental de Solista sem Orquestra, por The Spanish Guitars of Laurindo.


Astrud Gilberto foi a primeira mulher brasileira a vencer o Grammy de Música do Ano, com The Girl From Ipanema, em 1965. Enquanto ela levava um dos prêmios mais importantes da noite, João Gilberto, seu ex-marido, levava o outro. O músico venceu a categoria de Álbum do Ano com o projeto Getz/Gilberto.

Em 1966, foi a vez de Tom Jobim entrar para a lista de brasileiros premiados pelo Grammy. O ícone da Bossa Nova foi reconhecido com o Melhor Álbum de Jazz Latino, com Antônio Brasileiro.


Na década de 1970, apenas um nome da música brasileira venceu um Grammy: Eumir Deodato, dono da Melhor Performance Pop Instrumental, com Also Sprach Zarathustra. Já no fim dos anos 80, Roberto Carlos venceu o Melhor Álbum de Pop Latino com o projeto que leva seu próprio nome.

Depois de Roberto, veio Sérgio Mendes em 1993, na categoria Melhor Álbum de Música Global, com Brasileiro. Cinco anos depois, Milton Nascimento venceu o mesmo prêmio, com o projeto Nascimento.


Em 1999, Gilberto Gil conquistou seu primeiro Grammy, pelo álbum Quanta gente veio ver: Ao Vivo, que foi eleito o melhor de música global. Ele voltou a receber uma estatueta em 2006, com o disco Eletracústico. Outros nomes que acumulam dois prêmios são Caetano Veloso, por Livro e João Voz e Violão, e Eliane Elias, que venceu duas vezes Melhor Álbum de Jazz Latino.

Além deles, o maestro Alex Klein, Luciana Souza e Trio Corrente também foram premiados na cerimônia norte-americana.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.