Música 'Hoje tenho maior autonomia com minha carreira', diz Luan Santana 

'Hoje tenho maior autonomia com minha carreira', diz Luan Santana 

Cantor, que aos 17 anos viu o nome estourar para todo o Brasil na velocidade de um 'Meteoro', chega aos 30 ainda mais dono de si

  • Música | Ricardo Pedro Cruz, do R7

Cantor é considerado o artista sertanejo com mais seguidores nas redes sociais

Cantor é considerado o artista sertanejo com mais seguidores nas redes sociais

Divulgação/Bruno Fioravanti

Luan Santana chega aos 30 anos, neste sábado (13), com uma das carreiras mais bem-sucedidas da música sertaneja contemporânea. O cantor, que aos 17 anos viu o nome estourar para todo o Brasil na velocidade de um Meteoro, hoje parece muito mais dono das escolhas artísticas e, claro, ligado às demandas do mercado da música — seja com ou sem as restrições impostas pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, que obrigaram a suspensão de shows no país. 

O artista, que no mês passado, após 13 anos de parceria com a Som Livre, anunciou que deixaria a gravadora para integrar o casting da Sony Music, acredita que hoje vive um momento de maior independência na condução e concretização de objetivos profissionais e artísticos. A confirmação da saída da gravadora aconteceu meses após a notícia de que a marca seria vendida e, com isso, perderia a garantia de exposição em emissoras de TV e plataformas digitais do Grupo Globo. 

Com as mudanças do mercado da música sertaneja, que nos últimos anos passou a exigir cada vez mais novidades e hits em curto espaço de tempo, a busca por composições estabeleu um mercado altamente rentável no segmento. Diferentemente do passado, quando uma música poderia ser trabalhada por seis meses ou até mesmo um ano, na realidade atual um hit acaba tendo uma vida útil de no máximo três meses. Isso quando dá certo.

R7 Estúdio: Quem são os escritores por trás de algumas das músicas mais ouvidas

Luan Santana, no entanto, parece ser uma exceção. Água Com Açúcar, por exemplo, lançada ainda em 2019, foi uma das 20 canções mais tocadas nas rádios ao longo de 2020. "Sobre as cobranças, como eu mesmo estou à frente da minha gestão, sigo a minha intuição e arte", disse o cantor, em conversa com o R7, que completou: "A arte tem de ser livre, nascer, e ter inspiração. O artista tem de criar. E seguir o tempo".

O cantor acredita que por ter começado ainda muito cedo — aos 11 anos dava os primeiros passos na música —, isso trouxe um amadurecimento importante. O balanço, de acordo com Luan, é positivo. "Eu acredito muito que, quando se sonha e persiste, independentemente da idade, se Deus abençoa, é para acontecer mesmo. Eu canto desde os meus 11 anos. Aos 17, o Brasil inteiro pode me conhecer. A pouca idade me trouxe um amadurecimento logo, que foi muito bom pra mim."

Intimidade exposta

Músico reconhece que exposição é consequência natural por ser uma 'figura pública'

Músico reconhece que exposição é consequência natural por ser uma 'figura pública'

Divulgação/Bruno Fioravanti

A confirmação do fim do relacionamento com Jade Magalhães, após 12 anos, em outubro do ano passado, ganhou as manchetes e colocou a vida privada do artista em destaque. À época, o público tomou conhecimento do rompimento por meio de texto publicado por Jade nas redes sociais. Segundo a jornalista Keila Jimenez, colunista do R7, a separação aconteceu após Santana abrir mão de uma mansão para montar um "apartamento dos sonhos para viver com ela."

Sobre a exposição gerada pelo episódio e por tantos outros, o músico reconhece como uma consequência natural por ser uma "figura pública". "As pessoas têm muita curiosidade com a minha vida pessoal, até por isso temos uma indústria sobre os bastidores do mundo artístico muito forte. Estou bem acostumado a lidar com isso. Hoje em dia levo na esportiva. Só não gosto de mentiras." 

Luan Santana em números

Luan Santana soma 3,5 bilhões de visualizações só no YouTube

Luan Santana soma 3,5 bilhões de visualizações só no YouTube

Divulgação/Bruno Fioravanti

O músico acumula números impressionantes. Em 13 anos de carreira, entre erros e acertos, Luan soma 3,5 bilhões de visualizações só no YouTube. Nas plataformas digitais, são mais de 2 bilhões de streaming. "A gente erra tentando acertar. Tiveram vários, claro, mas, acertos foram maiores e me trouxeram até aqui. 30 anos. 13 anos de carreira. Tenho o reconhecimento do público, tenho mais de de 75 milhões de seguidores." 

Considerado o sertanejo com mais seguidores nas redes sociais, o artista conta com nada mais nada menos do que 54 mil fã-clubes cadastrados em todo o Brasil. Além disso, ele ostenta 82 vezes como número um nas rádios de todo o Brasil. "Não me arrependo de nada. Faria tudo do mesmo jeito. E devo tudo ao meu público."

A vida até aqui parece ter sido bem generosa com Luan Santana. Questionado sobre o que ele espera para os próximos 30 anos, o cantor não esconde o desejo de novas conquistas, dentro e fora do país, e de construir novos laços: "Desejo ter êxito na carreira, minha nova gravadora, o que faço para o meu público aqui e almejo lá fora. Os meus desejos pessoais são os mesmos: formar uma família e ser feliz". 

Últimas