Morre o músico Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no Rio de Janeiro
Com mais de 70 anos de carreira, alagoano ganhou 3 vezes o Grammy Latino e era considerado um ícone da música brasileira
Música|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal morreu, na noite deste sábado (13), aos 89 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais do músico.
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, diz a mensagem (leia a íntegra abaixo).
Em nota, o hospital Samaritano Barra confirmou que o músico faleceu às 20h22 deste sábado.
“O compositor deu entrada no hospital no dia 30 de agosto para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar. A despeito de todo suporte terapêutico, o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos”, diz a nota do hospital.
Nascido em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, ele lançou o último disco de músicas inéditas no ano passado. Batizado de “Pra você, Ilza”, o álbum foi uma homenagem à esposa, Ilza da Silva, com quem viveu por quase 50 anos e teve seis filhos.
Com mais de 70 anos de carreira, o artista, ícone da música brasileira, era autoditada. Tocava acordeon, saxofone, flauta, piano, escaleta, entre outros instrumentos “formais”. Formais porque, com extrema sensibilidade, era capaz de tirar sons harmoniosos de chaleiras, brinquedos, caixinhas de papelão e até bomba de encher pneu de bicicleta.
Vencedor por três vezes do prêmio Grammy Latino, o músico recebeu, em maio de 2023, o título de Doutor Honoris Causa pela prestigiada escola The Juilliard School, de Nova Iorque.
Íntegra da nota divulgada pela equipe do instrumentista
Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música.
No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música.
Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva. Hermeto diz:
“Este canto vem de longe,
A distância não sei dizer,
Salve, salve a toda a gente,
Que vive e deixa viver,
Aqui vai o nosso abraço,
Com o som e o saber,
Tirando de nossas mentes,
As palavras pra dizer,
A música segura o mundo,
Enquanto a gente viver,
É a maior fonte sem fim,
De alegria e prazer,
Toquem, cantem, minha gente,
Até o dia amanhecer.”
Pedimos respeito e privacidade neste momento.
Informações sobre despedidas públicas serão divulgadas em breve nos canais oficiais.
Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria.
Gratidão por todo carinho ao longo do caminho.
Família e equipe de Hermeto Pascoal