Rap Plus Size comemora sucesso de hit: "uma ode à liberdade gorda"
Clipe de "Toda Grandona", do grupo feminino, já teve mais de 600 mil visualizações no YouTube e prega o fim das amarras de um padrão corporal
Música|Camila Juliotti, do R7
Com mais de 645 mil visualizações no YouTube, o clipe de Toda Grandona, do grupo Rap Plus Size, caiu no gosto do público. Lançada em junho do ano passado, a música surgiu de uma parceria com a festa homônima, organizada por youtubers líderes do movimento "body positive" — eles pregam o amor ao corpo, independentemente do formato. A ideia da festa, segundo Issa Paz e Sara Donato, é que pessoas gordas se divirtam e, a partir desse conceito, elas criaram a música.
— Pensamos em algo que tivesse o impacto da mensagem numa linguagem específica, que o funk proporciona. E, ao mesmo tempo, que fosse uma ode à liberdade gorda, de pessoas gordas vivendo plenas, exaltando seus corpos, se autoafirmando e se amando... Que se divertem do mesmo jeito que pessoas magras, que aproveitam uma balada com as amigas e se sentem bem sendo como são.
Leia também
Para escrever o rap, Issa e Sara, buscaram referências de grandes nomes do funk (gênero musical que adoram) como MC Carol e Tati Quebra Barraco. "E pôs pra estralar no beat da DJ Brum e do Vibox", completa Issa.
As cantoras comemoram o sucesso do trabalho — além das visualizações no YouTube, o perfil do Rap Plus Size no Instagram tem mais de 13,5 mil seguidores — e vibram com o impacto que a canção trouxe para o público-alvo.
"A repercussão foi incrível, lançamos pelo canal da Xanda (Alexandra Gurgel) e o vídeo viralizou no Facebook chegando a ter, em algumas páginas, mais de 3 milhões de visualizações. Foi muito positivo!", comenta a dupla. Segundo elas, a principal qualidade do hit é o efeito que provca nas pessoas. "O melhor é como o som tem atingido pessoas gordas que se identificaram e, a partir disso, começaram a se sentir livres das imposições e amarras sociais na busca infinita pelo corpo ideal, pelo peso certo e por uma autoestima de plástico, que é sustentada pela mídia de massa o tempo todo e há muito tempo. Isso gerou uma estrutura social de opressão, que priva pessoas gordas de direito."
Como a música fala sobre aceitação e liberdade, os "efeitos" em quem se identifica com a letra são transformadores.
— A partir do momento que essas pessoas permitem se aceitar e amam ser como são, elas se tornam criadoras da própria autoestima e não dependem mais da validação social para se sentirem bem. Isso é revolucionário e todo o carinho que recebemos de volta com o lançamento de som, comprova o verdadeiro sucesso de Toda Grandona que foi nosso objetivo desde o início!
Assista ao clipe