Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Saiba quem foi Rita de Cássia, cantora e compositora considerada um ícone no mundo do forró

Artista, que morreu nesta terça-feira (3), aos 50 anos, teve sucessos gravados por Aviões do Forró, Frank Aguiar e Mastruz com Leite

Música|Do R7

Rita de Cássia foi chamada de 'a maior compositora de forró do Brasil'
Rita de Cássia foi chamada de 'a maior compositora de forró do Brasil' Rita de Cássia foi chamada de 'a maior compositora de forró do Brasil'

Morreu nesta terça-feira (3) a cantora e compositora Rita de Cássia, considerada um dos maiores nomes do forró. 

A artista, que tinha 50 anos, estava internada em um hospital de Fortaleza, no Ceará, para tratar uma fibrose pulmonar.

A carreira de Rita teve números impressionantes e parcerias com nomes de peso do forró. 

Natural da cidade de Alto Santo, no Ceará, a artista tem mais de 500 composições em seu nome, com sucessos gravados por artistas como Aviões do Forró, Mastruz com Leite, a cantora Eliane e o cantor Frank Aguiar. 

Publicidade

Entre os hits compostos por Rita estão Meu Vaqueiro, Meu Peão, Saga de um Vaqueiro, Brilho da Lua e Jeito de Amar.

Leia também

Além das músicas que escreveu para outros artistas, Rita lançou as próprias canções. Ao longo de sua carreira, ela teve 12 discos ao lado do irmão Redondo e da Banda Som do Norte, além de 5 discos de voz e violão.

Publicidade

Rita também chegou a gravar um DVD e estava fazendo shows solo nos últimos tempos. 

Em sua carreira, ela recebeu inúmeros prêmios por seu talento para a composição, como o Prêmio Jackson e Gonzagão. Na cidade de Campina Grande, na Paraíba, ela foi eleita "a maior compositora de forró do Brasil".

Publicidade

As composições de Rita eram apreciadas e respeitadas por diversos cantores, cantoras e bandas. Isso se refletiu nas homenagens que ela recebeu nas redes sociais.

A banda Mastruz com Leite, que gravou sucessos da artista, divulgou uma mensagem especial após a morte dela: "Pra viver eternamente! Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto. Tudo isso faz parte da nossa história e será lembrado por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo. Seu legado será eterno, Rita de Cássia". 

"Descanse em paz, jamais será esquecida!", escreveu o cantor Wesley Safadão no último vídeo publicado por ela. "Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações", escreveu Xand Avião.

As composições de Rita eram consideradas verdadeiros poemas por artistas e admiradores. "Descance em paz, minha poetisa, seus versos e voz jamais serão esquecidos", disse o cantor Jonas Esticado. "Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes", homenageou a atriz e cantora Lucy Alves. 

Elmano de Freitas, governador do Ceará, publicou uma foto de Rita de Cássia e lamentou a perda: "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs por todo o país". 

Na virada do ano, Rita fez sua última públicação nas redes sociais e desejou um feliz ano novo aos seguidores. Nas imagens, ela está com a voz fraca por conta da doença que enfrentava.

Confira o vídeo abaixo e relembre alguns dos sucessos de Rita de Cássia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.