Bingo - O Rei das Manhãs mostra ápice de Vladimir Brichta como ator e retrata drama do palhaço Bozo
Filme baseado na história de um dos intérpretes do famosos palhaço estreia na quinta
Pop|Helder Maldonado, Do R7

São raras as cinebiografias brasileiras que retratam com fidelidade a vida e a carreira de um artistas. Na maior parte das vezes, a história é contada com muitas edições sobre fatos importantes simplesmente por veto familiar, receio de processos ou pesquisas mal feitas.
Histórias ricas como a da vida de Tim Maia, Cazuza e Renato Russo foram desperdiçadas com filmes que relatavam apenas o que era do interesse dos parentes. Um dos poucos filmes que conseguiu contar história de famosos de forma competente, sem ser piegas e com resultado final satisfatório foi Dois Filhos de Francisco, sobre a trajetória da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.
Bingo - O Rei das Manhãs chega bem próximo desse nível. O filme de Daniel Rezende, que conta a história de Arlindo Barreto, um dos atores que interpretou o palhaço Bozo no SBT, opta por retratar um pequeno período da vida do biografado, para poder abusar de detalhes e não ser leviano.
Além da montagem competente, o filme se destaca também pela irretocável interpretação de Vladimir Brichta no papel principal. O ator de 41 anos conseguiu surpreender quem o acompanha na TV com o resultado de sua interpretação nesse trabalho.
Nele, Vladimir alterna drama e humor de um personagem intenso, em eterno conflito interno e que é exigido em 80% do longa-metragem. E isso prova o quanto Wladimir se esforçou para não soar repetitivo ou cansativo nesse drama de redenção. Com este trabalho, ele compõe um papel que alterna entre o descontrole e a simpatia, resultado poucas vezes visto com excelência no cinema nacional.
Vladimir aparece em quase todas as cenas, que trilham de forma sequencial como Arlindo evolui de um ator de pornochanchada desrespeitado e pai de família devotado à condição de apresentador do programa mais popular das manhãs da TV nacional, deslumbrado e que se afasta da família.

Essa guinada ao sucesso é acompanhada, claro, do agravamento das crises de ansiedade, vício em cocaína e casos conjugais com famosas que não são identificadas por suposta responsabilidade jurídica. Bingo é um papel duplo, tanta na realidade quanto na ficção: é o palhaço viciado em pó adorado pela garotada, mas que precisa ser anônimo fora das telas, podendo ter o contrato rompido caso a identidade fosse revelada.
Apesar de não tão explorado, o elenco secundário ainda traz Leandra Leal, no papel da diretora evangélica do programa e que se torna esposa e influência para Arlindo se converter, e Emanuelle Araújo, dando vida a Gretchen, uma das poucas personagens que utiliza o nome verdadeiro.
O filme toma cuidado para não cair no conservadorismo ao revelar a trajetória que Arlindo segue até abandonar de vez a vida glamurosa de rei das manhãs para dar uma reviravolta completa na vida, abandonando a rotina de sexo, drogas e depressão. E voltando a ser o pai que aparece no início do filme. Aliás, abordar todas essas nuances é o grande trunfo de Daniel Rezende na direção, que toma cuidado extremo para não ser simplista e nem pegar o caminho mais fácil para o desfecho do longa.
{ "data": { "id": "59973a456c4db2b0f6004620", "name": "", "dimensions": "", "namespace": "videos", "content": "%3Ciframe%20width%3D%22768%22%20height%3D%22432%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2Fdf5D5Jc31j4%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E" }, "embedded": { "_id": "59973a456c4db2b0f6004620", "content": "%3Ciframe%20width%3D%22768%22%20height%3D%22432%22%20src%3D%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2Fdf5D5Jc31j4%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E", "dimensions": "", "embeddable_id": null, "name": "", "disable_adv": false, "section_name": "entretenimento", "videos": [] } }
Na noite de terça-feira (15), a Warner realizou a pré-estreia do filme Bingo – O Rei das Manhãs, no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O longa é baseado na vida de um dos palhaços Bozos brasileiros, Arlindo Barreto. O apresentador também ...
Na noite de terça-feira (15), a Warner realizou a pré-estreia do filme Bingo – O Rei das Manhãs, no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. O longa é baseado na vida de um dos palhaços Bozos brasileiros, Arlindo Barreto. O apresentador também esteve presente no evento e posou ao lado de Vladimir Brichta, que o interpreta na telona