Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cineasta ucraniano libertado em troca de prisioneiros diz à Europa: cuidado com a Rússia

Pop|

PARIS (Reuters) - Um cineasta ucraniano libertado em uma troca de prisioneiros após quatro anos em uma prisão russa alertou a Europa sobre a aproximação com Moscou enquanto recebeu um prêmio de direitos humanos nesta terça-feira. 

Oleg Sentsov, que foi preso na Crimeia após a Rússia anexar o território ucraniano em 2014, recebeu o Prêmio Sakharov para Liberdade de Pensamento no ano passado, enquanto ainda estava preso.

"É uma honra imensa e também uma responsabilidade imensa. Eu aceito esse prêmio em nome de todos os presos políticos da Ucrânia que estiveram em prisões russas", disse Sentsov ao Parlamento Europeu depois de ter recebido o prêmio da casa legislativa do bloco. 

"Eu não confio no (presidente russo Vladimir) Putin e eu peço que vocês não confiem nele também. A Rússia e o Sr. Putin irão traí-los. Eles querem ver a Ucrânia de joelhos", acrescentou. 

Publicidade

Um tribunal militar russo condenou Sentsov a 20 anos em uma prisão de segurança máxima em 2015 depois de considerá-lo culpado de atear fogo a dois escritórios na Crimeia, um deles pertencente ao atual partido do governo da Rússia. 

Ele se declarou inocente à época e denunciou seu julgamento por motivações políticas. Ele estava entre os 35 ucranianos detidos que foram trocados no dia 7 de setembro pelo mesmo número de prisioneiros que a Rússia queria repatriar.

(Reportagem de Dominique Vidalon)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.