Estudo revela as músicas mais tristes de todos os tempos
Pesquisa encomendada pela plataforma de Streaming descobriu que sucessos de Roberta Flack, Elvis Presley e dos Commodores estão entre elas
Pop|Helder Maldonado, do R7

Embora chorar de emoção ao ouvir uma música triste é algo bastante específico e pessoal, um estudo tentou determinar quais seriam as composições mais melancólicas da história de uma maneira geral.
Encomendado pelo Spotify, o levantamento feito através de um algorítimo analisou 35 milhões de faixas e determinou que as mais tristes desde 1958 até hoje são: The First Time Ever I Saw Your Face – Roberta Flack (1972), Three Times a Lady – Commodores (1978), Are You Lonesome Tonight? – Elvis Presley (1960), Mr. Custer – Larry Verne (1960) e Still – Commodores (1979).
O resultado surpreendeu pelo fato de que nem todas as músicas soam exatamente tristes. Algumas são românticas e até com letras que flertam com o humor (caso de Mr. Custer). No entanto, é inegável que os Commodores são os reis da sofrência: além das duas que eles emplacam no top 5, a banda ainda é responsável por Easy, que também é bastante triste, ainda que não conste na lista.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, gostar tanto de músicas tristes não é algo ruim. Em 2016, um estudo da Mantfort University, localizada na Inglaterra, mostrou que, ao ouvir essas canções, emoções são evocadas, o que resulta no sentimento de consolação.
Além disso, a pesquisa que ouviu 450 pessoas chegou à conclusão de que letras melancólicas ajudaram os entrevistados a seguir em frente mais rápido do que aqueles que preferiram canções alegres. Ouça as cinco músicas consideradas mais tristes na pesquisa da plataforma de streaming:
1 — The First Time I Saw Your Face - Roberta Flack
2 — Three Times a Lady – Commodores
3 — Are You Lonesome Tonight? – Elvis Presley
4 — Mr. Custer – Larry Verne
5 — Still – Commodores