Fotos do funeral de Frida Kahlo serão leiloadas no México

No dia 13 de julho se completaram 66 anos da morte da emblemática pintora, que faleceu na Casa Azul de Coyoacán, o mesmo lugar onde nasceu

Fotos do funeral de Frida Kahlo serão leiloadas no México

Fotos do funeral de Frida Kahlo serão leiloadas no México

EFE/Cortesia Morton Subastas

Um conjunto de fotos do funeral de Frida Kahlo, que morreu em 1954, será leiloado no próximo sábado, no México, informou a casa de leilões Morton Subastas.

É possível observar nas fotografias, atrás da carruagem que leva o corpo da artista, o ex-presidente do México, Lázaro Cárdenas, e o ex-marido de Frida, o artista Diego Rivera.

Outra imagem mostra o caixão de Frida coberto pela bandeira comunista, que supostamente foi colocada por Arturo García Bustos, um dos seus alunos, apesar dos pedidos para que não houvesse manifestações políticas na ocasião.

De acordo com a casa de leilões, o funeral foi assistido por celebridades como o pintor David Alfaro Siqueiros, o escritor e político Carlos Pellicer, a fotógrafa Lola Alvarez Bravo e o arquiteto e pintor Juan O'Gorman, entre outros.

No dia 13 de julho se completaram 66 anos da morte da emblemática pintora, que faleceu na Casa Azul de Coyoacán, o mesmo lugar onde nasceu e que é agora um museu visitado por milhares de pessoas todos os anos.

Frida Kahlo é uma figura rodeada por mistério, inclusive sobre a morte, que também reúne fatos desconhecidos e atrai o interesse de muitos.

"A imprensa, naquela época, dizia que a certidão de óbito certificava a embolia pulmonar como a causa. Contudo, há autores que consideraram a morte como sendo o resultado de uma overdose de calmantes", detalhou a casa de leilões.

O funeral da artista ocorreu no icônico Palácio de Belas Artes, no centro histórico da Cidade do México, no dia 13 de julho de 1954. Todas as sete fotografias que mostram o que aconteceu naquele dia são de autor desconhecido, medem 12,8 por 18,6 centímetros e possuem anotações. As fotos estão avaliadas entre 16 mil e 20 mil pesos (entre R$ 3.745 e R$ 4.682).