"Música clássica é para todos, não apenas para a elite", avisa o famoso maestro André Rieu
Violinista holandês se apresenta novamente no Brasil; veja entrevista
Pop|Do R7

Um dos mais aclamados e populares maestros da atualidade, o holandês André Rieu volta ao Brasil para mais uma série de shows.
Sua primeira turnê pelo País, em 2012, lhe rendeu impressionantes recordes de público e elogios por parte da crítica especializada. Agora, o violinista se apresenta no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, de 3 a 12 de outubro.
Segundo Rieu, o espetáculo é totalmente novo, "uma viagem musical ao redor do mundo".
O R7 conversou com o maestro, veja entrevista:
R7 - Quais são as principais novidades desse show?
André Rieu - É completamente novo. Uma viagem musical ao redor do mundo. Nós celebramos o 10 º aniversário dos tenores Platin, então eles vão desempenhar um papel importante. Eu escolhi minhas valsas favoritas. E nós teremos algumas melodias famosas do mundo da ópera, opereta, musicais e filmes. Será um potpourri colorido, com muitas surpresas e muitos convidados internacionais. Nossos solistas vêm do Brasil, Chile, Argentina, Ucrânia, Rússia, Alemanha, Hungria e Tasmânia.
R7 - Você fez muitos shows no Brasil, gostou das músicas do País? Você se lembra de alguma em particular?
André Rieu - Sim, eu amava! Tocamos Ai Se Eu ti Pego e um medley brasileiro. A música brasileira é tão alegre e muito divertida de tocar. É claro que também vamos tocar a música brasileira nessa turnê.
R7 - Você conhece algum músico brasileiro? Gostaria de tocar com alguém em particular?
André Rieu - Como estudante, eu vivi por seis meses no Rio com o compositor e pianista brasileiro Jacques Klein e sua família. Ele me apresentou a música de Tom Jobim, que eu amo até hoje. Eu adoraria tocar com um de seus músicos.
R7 - Na sua opinião, qual é o segredo para a música clássica chegar a um público popular?
André Rieu - Toque com seu coração. Mostre às pessoas que você gosta de tocar sua música e tocando para eles. Conecte-se com o público, faça eles rirem, chorarem e dançarem em uma noite. A música clássica é para todos, não apenas para uma elite. É nosso trabalho, como músico, tirar o medo que muitas pessoas têm de ouvir a música clássica. Talvez alguém tem medo de Shostakovitch e acha que sua música é muito intelectual? Vamos convencê-lo do contrário.
R7 - Que conselho você daria para jovens músicos brasileiros?
André Rieu - Ame o seu instrumento. Toque com o seu coração e pratique muito. Descubra qual é a música que você quer tocar e que tipo de música você ama. Se você ama o que está fazendo, você vai ser bom no que faz!