Conheça 10 histórias em quadrinhos de terror para ler no Halloween

Bruxas, lobisomem, monstros e zumbis. Veja as melhores HQs do gênero

Um dos mais tradicionais feriados americanos acontece hoje, 31/10, por lá comemoram o Halloween, ou dia das bruxas, como é conhecido por aqui. Nos EUA, neste exato momento, muitas pessoas estão fantasiadas participando de festas ou até mesmo pedindo doces na vizinhança. Mas e daqui o que podemos fazer? Filmes, livros e histórias e quadrinhos podem nos colocar em uma verdade imersão nesse feriado assustador. Eu elaborei uma lista com 10 Hqs com o tema terror e que são as escolhas perfeitas para hoje:

30 dias de noite - Editora Darkside

Uma vez ao ano, em uma pequena cidade isolada chamada Barrow, no extremo norte do Alasca, nos Estados Unidos, o sol se põe e não nasce por trinta dias seguidos. Entre as esquinas macabras, becos escuros e uma espessa cortina de neve, criaturas milenares aproveitam os trinta dias de noite para atacar os moradores da cidade sem medo e reprimir sua insaciável sede de sangue. A história é totalmente assustadora e foi escrita por Steve Niles e desenhada por Ben Templesmith. Já virou até filme e é sucesso por onde passa. A Editora Darkside acabou de publicar uma edição definitiva da obra, que pode ser encontrada neste link:

https://amzn.to/2qU9HqO

Hellboy - Editora Mythos

O personagem completou 25 anos em 2019. É consolidado nos quadrinhos e já virou filme, foi criado pelo artista e roteirista Mike Mignola. Hellboy veio do inferno, mas acabou virando mais humano do que qualquer um poderia imaginar, mesmo com o destino traçado ele sempre fez de tudo para não se tornar o motivo para o fim do mundo. Hellboy pode se encaixa perfeitamente no gênero de terror, seu autor bebe de todas as fontes possíveis para criar histórias baseadas em lendas e contos de toda a parte do mundo. Personagens como bruxas, demônios, homúnculos e todo o tipo de monstros são comuns em seu enredo. Até mesmo bebês demônios aparecem de vez em quando. É uma ótima pedida para quem curte aventura. A Mythos acabou de publicar o volume 1 e 2 em versão omnibus, podem ser encontradas neste link:

https://amzn.to/34jRUYw

Moonshine - Editora Mythos

Eduardo Risso e Brian Azzarello a famosa dupla dos quadrinhos voltou, dessa vez pela Editora Image Comics, total liberdade criativa para fazer o que fazem de melhor. Uma história que se passa na época da lei seca. O desenho é muito bonito e a história tem um clima de investigação, recheada de mafiosos e tráfico de bebida. E no meio disso tudo existe um monstro, que assusta até mesmo os mais poderosos membros da máfia. A história seria um ótimo filme de época com muito mistério. E ainda fala sobre lobisomens um dos monstros mais assustadores e que existem poucos quadrinhos sobre eles. A HQ pode ser encontrada neste link:

https://amzn.to/2oydEAI

Batman, o longo dia das bruxas - Editora Panini

Até mesmo os heróis sofrem no dia das bruxas, nesta história que é uma das melhores do personagem, o Batman enfrenta um novo vilão em Gotham. O criminoso conhecido como Feriado está cometendo assassinatos a cada feriado ou dia comemorativo. E todas as vítimas estão ligadas a Carmine Falcone, um dos maiores mafiosos de Gotham. A história é escrita por Jeph Loeb com arte de Tim Sale, e considerada um dos maiores clássicos do morcego.

https://amzn.to/36lEkFZ

Wytches - Editora darkside

Uma história de bruxas não poderia ficar de fora dessa lista. Escrita pelo famoso roteirista Scott Snyder, ele cria uma mitologia totalmente diferente para as bruxas. Na história, elas são criaturas perversas e diabólicas e, portanto, muito mais assustadoras. E no centro desse terror, está uma família que acabou de se mudar para uma pequena cidade depois de um grande trauma, mas mesmo fugindo para longe eles continuam sendo perseguidos.

https://amzn.to/36rKC7d

The Walking Dead -  Editora Panini

Um dos maiores sucessos atuais do gênero zumbi. A história virou série, que caiu muito de qualidade é verdade, mas nas histórias em quadrinho o autor Robert Kirkman nunca deixou o enredo ficar em baixa. Este ano ele encerrou a história no volume 193. O gênero é terror, um mundo tomado por zumbis, mas em muitos casos os verdadeiros inimigos são humanos, os da pior espécie. A HQ mostra muito o lado humano, o terror psicológico que é viver em um mundo perdido e sem vida. É altamente indicada e para mim uma das melhores histórias já escrita.

https://amzn.to/2pytrQD

The Immortal Hulk - Editora Panini

Uma grata surpresa, nem sempre trazer um personagem morto de volta a vida é uma boa ideia, mas nesse caso foi uma ótima iniciativa. O autor Al Ewing e o ilustrador brasileiro Joe Bennett trouxeram Hulk de volta a vida, o velho Hulk do Bruce Banner. Agora, é um monstro perigoso, capaz de fazer tudo até os piores atos para trazer justiça. Essa nova história se parece muito com o personagem criado por Stan Lee, totalmente inspirado em Frankenstein, que em muitos momentos é incontrolável. Na primeira edição, Hulk investiga um assassinato após um assalto, uma jovem inocente acaba morta e cabe ao personagem encontrar o atirador. O terror fica explicito durante a perseguição imparável até encontrar o criminoso. Versão importada no link, em português somente em bancas e lojas especializadas.

https://amzn.to/36lTATk

Uzumaki - Editora Devir

O clássico terror japonês escrito e desenhado pelo melhor do gênero, Junji Ito. O mangá conta a história dos cidadãos de Kurôzu-cho, uma cidade ficcional que é atormentada por uma maldição sobrenatural envolvendo espirais. A maldição da espiral atinge diversas pessoas da região causando desespero para quem vive no local, e para quem lê a experiência é angustiante e claustrofóbica.

https://amzn.to/2PL2V1h

Hellblazer - Editora Panini

O mago da DC Comics, popular desde sua criação na revista Monstro do Pântano, escrita na época por Alan Moore. Sua aparência foi criada baseada no cantor Sting. Ele possui habilidades ligadas a magia negra que são utilizadas com sutileza, sempre combatendo o sobrenatural. As suas histórias sem passam em Londres e Constantine é assombrado por um caso de possessão que ele não conseguiu resolver, causando a morte de uma garota inocente. Ele ainda enfrenta as consequências de um combate feroz contra o demônio Nergal.

https://amzn.to/36og2eo

Dylan Dog - Editora Mythos

Dylan Dog também é um detetive do paranormal, mas é publicado pela revista italiana Bonelli Comics. As suas histórias misturam humor, mistério e terror. E são sucesso desde o início em 1986. Dylan Dog é um ex-policial que largou a carreira e ainda os problemas com álcool para investigar por conta própria o sobrenatural.

https://amzn.to/2WzM4jk