Conheça a nova loja da Editora JBC
Mangás da editora estarão disponíveis na nova loja física e também online
Refúgio Geek|Do R7
Virou tendência e uma das melhores formas de distribuir os próprios produtos, por isso a JBC inaugurou essa semana a sua loja física, em São Paulo. O local é de fácil acesso, perto do metrô Santa Cruz, ao lado do shopping. Há alguns meses a JBC não envia mais seus mangás para as bancas por causa de problemas com a distribuição desde que a Editora Abril declarou falência, a JBC usava a transportadora ligada ao grupo Abril.
Agora, com a nova loja a Editora pretende se aproximar ainda mais dos leitores. Em entrevista durante a Comic Con Experience 2018, Cassius Medauar, Gerente de Conteúdo da Editora JBC, contou qual será o diferencial da loja. "Será o atendimento, os brindes, alguns produtos exclusivos. Podemos colocar um título em promoção, fazer a promoção do dia, mas no geral queremos mais um canal para vender nossos produtos. Este ano decidimos que abrir a loja era uma questão de sobrevivência pela falta de pontos de venda que existem hoje", explica.
A loja não será exclusiva para os produtos da JBC. "Vai ser uma loja de mangás e cultura japonesa. Pretendemos ter mangás de outras editoras também", revela Cassius.
Mesmo sem distribuir nas bancas a JBC vende seus mangás em livrarias de médio e pequeno porte. Comics Shops como a loja Monstra, Comic Boom e Comix não serão concorrentes da loja física da Editora, segundo Cassius. "Vamos tomar cuidado, não queremos uma loja que vai matar nossos parceiros. A JBC sempre primou em fazer distribuição direta com lojas menores, isso é muito importante, principalmente nesse momento que as livrarias grandes estão quebrando. As lojas precisam ter todo nosso apoio", finaliza.
Endereço da loja:
Japorama Store
Rua Machado Bittencourt, 291 - Vila Mariana
Próximo ao metrô Santa Cruz
Lançamentos 2019
O próximo ano promete ser movimentado, alguns lançamentos já estão programados para chegar no começo do ano. A light novel do Over Lord será lançada primeiro em formato digital e alguns meses depois terá uma cópia física. Rosas de Versalhes e Last Order Alita também chegam nos primeiros meses de 2019. Muitas séries já lançadas serão reimpressas. E muitos mangás estão sendo lançados em lotes. Três volumes de Erased, por exemplo, foram lançados em dezembro. "Temos uma tiragem menor agora que saímos das bancas, mas com tiragem menor temos mais agilidade em reimpressão. Vamos repor mangás rapidamente, a pessoa pode comprar um por mês que o mangá não vai esgotar", explica Cassius.
Outra novidade para o ano que vem, é a tentativa da JBC de adiantar mangás no formato digital. A ideia é alcançar a publicação japonesa no formato e-book para depois lançar o produto físico. "Estamos conversando com o Japão para lançar mangás em formato digital de séries que já estão saindo no impresso. Queremos adiantar séries que ainda estão em publicação. Graças ao resultado de Éden Zero, provamos que pode dar certo e ter outras séries saindo simultaneamente com o Japão", conta Cassius.
Akira também está programado para ser lançado por completo em 2019. Se conseguir afinar com a editora do Japão o cronograma para o lançamento de Akira será esse:
Akira 4 - fevereiro/março
Akira 5 - julho
Akira 6 - dezembro