Drácula de Bram Stoker, volta em HQ desenhada por Mike Mignola
Licença do quadrinho ficou perdida durante anos e agora é lançado pela Editora Mino
Apuração HQ|Do R7
Os nomes envolvidos nesta produção são do mais alto nível: Roy Thomas no roteiro e Mike Mignola na arte. Os dois se uniram para adaptar um terror clássico, o Drácula de Bram Stoker. Essa publicação é basicamente uma quadrinização do filme do diretor Francis Ford Coppola. Com todos esses nomes de sucesso é impossível o quadrinho não ser um espetáculo.
Roy Thomas foi o primeiro convidado do projeto e para trabalhar com ele, pensou somente em Mike Mignola, que já tinha intimidade com o filme, ele foi ilustrador da produção da Columbia Pictures. O quadrinho foi lançado no mesmo ano do filme, em 1992. Depois disso a publicação ficou perdida, a editora original deixou de existir e por mais de 20 anos não foi republicada em lugar nenhum. Só agora, em 2018, a Editora IDW comprou os direitos e lançou nos Estados Unidos. A Editora Mino, aqui no Brasil, conseguiu fazer o lançamento simultaneamente, o que foi uma grande vitória.
A publicação tem acabamento de luxo e veio em um formato grande, maior que o tradicional formato americano. A Mino decidiu publicar em preto e branco. E a arte de Mike Mignola é impecável. Roy Thomas, assumiu, na época do lançamento, que o sucesso do quadrinho se deve ao talento de Mignola, pois o roteiro foi uma simples adaptação do filme.
"Eu gostei de fazer isso mais por causa do trabalho artístico de Mike Mignola, do que por causa do roteiro", afirmou Roy Thomas a um site americano.
Na história, Jonathan Harker vai visitar o castelo de Drácula para tratar de negócios e se envolve em uma trama sombria. O vampiro Drácula descobre que a noiva de Jonathan é a reencarnação de seu grande amor. A trama passeia entre o romance e o terror. As formatações das cenas são bem cinematográficas e a cada troca de ângulo é possível notar como Mike Mignola se inspirou no filme na hora de desenhar. O texto é enxuto e leve, mesmo para uma obra tão pesada.
Quem não conhece a tradicional história de Drácula tem uma ótima oportunidade com esse lançamento da Editora Mino. No quadrinho, a narrativa ficou dinâmica e ver a arte de Mike Mignola é sempre sensacional. São 136 páginas que passam voando de tão boa que é a qualidade da história.
Os Autores
Roy Thomas
Escritor e roteirista experiente foi editor-chefe da Marvel, também trabalhou na DC Comics e escreveu histórias dos principais personagens dos quadrinhos. Ele venceu prêmios de melhor escritor entre os anos 60 e 70.
Mike Mignola
Desenhou super-heróis no início da carreira, mas se destacou depois que criou o personagem Hellboy. Até hoje se dedica ao personagem e acumula prêmios Eisner por suas histórias e desenhos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.