Álbum ‘Exagerado’, de Cazuza’ completa 40 anos com novo documentário
Gravadoras Som Livre e Sony Music também realizarão ações especiais para celebrar o legado do artista

Nesta terça-feira (18), o álbum Exagerado, de Cazuza, completa 40 anos de lançamento — um marco que celebra não apenas uma das obras mais emblemáticas da música brasileira, mas também a força criativa e poética de um dos maiores artistas de sua geração.
Para celebrar a data, a Som Livre, hoje pertencente à Sony Music Entertainment, prepara uma série de ações que resgatam o legado do cantor.
Entre os relançamentos está a faixa bônus Exagerado (Versão Especial - 40 anos) em uma versão mixada por Guto Graça Mello, ao lado de Anderson Trindade, que nasce a partir dos elementos originais gravados em fita, preservada pela Som Livre, que convidou Guto (produtor original do disco) para conduzir o trabalho.
A nova mixagem utiliza todos os canais da gravação original, com modernização dos timbres e ajustes sutis que trazem o som de Exagerado para a atualidade, resultando em uma leitura inédita.
“Foi uma grata surpresa para mim ter sido convidado para fazer a remixagem desta obra-prima do amado Cazuza”, comemora Guto Graça Mello, que acompanhou de perto a trajetória de Cazuza. “Na verdade, o que fizemos foi uma atualização dos timbres, uma pequena revisão na montagem da voz nos três canais que ele gravou e uma mudança atualizada nos equilíbrios em reverbs e efeitos. Tudo feito com muito amor e respeito.”
A masterização da faixa foi realizada pela Sony, com Steven Dewey, apresentada em formato Dolby Atmos, uma tecnologia de áudio imersivo que cria a sensação de espaço tridimensional, permitindo que os sons se movam ao redor do ouvinte. O resultado é uma experiência sonora mais realista e envolvente, como se quem ouve estivesse “dentro” da música.
Cazuza: álbum remasterizado, exposição imersiva e documentário
O projeto também lança o álbum remasterizado por Carlos Freitas. Além disso, a gravadora lança o videoclipe oficial comemorativo da faixa, que conta com a participação de Lucinha e Fabiana Araújo — mãe e prima de Cazuza — e dos atores Fernanda Fuchs e Dig Verardi, do perfil de humor Malhassaum. A ideia é aproximar ainda mais o legado do artista das novas gerações, que continuam descobrindo e se conectando com a força e a autenticidade de sua obra.
Além dos lançamentos musicais, o aniversário do álbum se estendeu para diferentes momentos e formatos, como a exposição imersiva na obra do artista que aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, um documentário nos cinemas e uma versão que em breve será lançada no streaming de vídeo, ampliando a presença de Cazuza junto a novas gerações de fãs e reafirmando sua influência na música.
Com os relançamentos e projetos comemorativos, a Som Livre e a Sony Music celebram não apenas os 40 anos de Exagerado, mas a atemporalidade de Cazuza.
“Celebrar os 40 anos do álbum ‘Exagerado’ é celebrar a genialidade do Cazuza — um artista que transformou a música brasileira com sua poesia e verdade. É uma alegria imensa para nós relembrar essa parceria tão especial, que segue viva e pulsante mesmo depois de quatro décadas”, comenta Fernando Cabral, CEO da Sony Music Entertainment Brasil.
“Cazuza continua nos tocando com sua arte, atravessando o tempo e se conectando com novas gerações, que encontram em suas palavras a mesma força e liberdade de sempre. Com a remasterização do disco, a nova versão dessa canção icônica e o videoclipe comemorativo, Som Livre e Grupo Sony não apenas celebram os 40 anos de Exagerado, mas reafirmam a eternidade de um artista que nunca deixou de ser atual”, completa Tatiana Cantinho, Vice-Presidente Sênior & Label Head da Som Livre.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
✅Acompanhe Marcelo de Assis no Instagram em @marcelodeassismusica
