Logo R7.com
RecordPlus

O rock perde Rick Davies, co-fundador do Supertramp e compositor de clássicos

Cantor e pianista inglês morreu no último sábado (6) após uma longa batalha contra um câncer

Backstage|Marcelo de AssisOpens in new window

O rock perde Rick Davies, co-fundador do Supertramp e compositor de clássicos Foto: Wikimedia Foundation

O rock perdeu Rick Davies no último sábado (6) após uma batalha de 10 anos contra um mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue. Ele tinha 81 anos e faleceu em sua residência em Long Island, nos EUA.

Davies se viu forçado a anunciar o encerramento de uma turnê que o Supertramp estava realizando na Europa em 2015, quando foi diagnosticado com a doença. Desde então, os fãs da banda em todo mundo mantiveram esperanças de que a banda poderia voltar, até mesmo com uma sonhada reunião com Roger Hodgson - com quem fundou a banda em 1969 e que deixou o grupo em 1983 após um show na Alemanha.

Contudo, as possibilidades disso acontecer eram quase nulas.

Certa vez entrevistei John Helliwell, icônico saxofonista da banda, que me explicou o porquê de Hodgson não estar integrado à turnê: “Antes da turnê, houveram negociações entre Rick Davies e Roger Hodgson. Eles não puderam concordar sobre vários aspectos da turnê, então, Roger não quis se juntar a nós”.


As composições de sucesso de Rick Davies no Supertramp

Com um exímio talento para composição, e a frente de seu icônico piano elétrico Wurlitzer, Rick Davies deixou clássicos atemporais que se tornaram pontos altos na trajetória do Supertramp, como Goodbye Stranger, My Kind Of Lady, Bloody Well Right, Just Another Nervous Wreck, Asylum, Free As A Bird, Lover Boy, From Now On, Crime Of The Century, entre muitos outros.

Após a saída de Roger Hodgson do Supertramp, Rick Davies ficou a frente do grupo que ainda gravou quatro álbuns entre 1985 e 2022: Brother Where You Bound, Free As A Bird, Some Things Never Change e Slow Motion.


Seu apreço pelo jazz sempre foi evidente em algumas canções da banda nos anos 1970 e se tornou mais flagrante ainda a partir de 1987 com o lançamento do álbum Free As A Bird.

Em 1988, o Supertramp se apresentou no Brasil para aquela que seria a maior plateia de sua história: 100 mil pessoas. Era o festival Hollywood Rock.


Ainda em tratamento, Rick formou a banda Ricky & The Rockets e vários vídeos foram publicados no YouTube em 2024.

“Além do palco, Rick era conhecido por seu calor, resiliência e devoção à sua esposa Sue, com quem ele compartilhou mais de cinco décadas”, disse um comunicado do Supertramp.

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

✅Acompanhe Marcelo de Assis no Instagram em @marcelodeassismusica

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.