Além de ‘O Agente Secreto’: relembre 7 filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar
Blog Do Meu Tempo selecionou outras indicações do nosso país ao longo de seis décadas; confira a lista

A lista de indicados ao Oscar 2026 foi divulgada nesta quinta-feira (22). E o filme brasileiro O Agente Secreto está oficialmente concorrendo a quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator — para Wagner Moura.
Na história da maior premiação do cinema, 16 filmes nacionais ou coproduzidos pelo país entraram na lista final de indicações ao longo de seis décadas.
O blog Do Meu Tempo montou uma seleção com sete deles. Relembre!
1. O Pagador de Promessas - Melhor Filme Internacional em 1963
Dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça de Dias Gomes, o filme foi o primeiro brasileiro a disputar o Oscar. A trama acompanha Zé do Burro, que carrega uma cruz até Salvador para pagar uma promessa feita a Santa Bárbara, mas é impedido de entrar na igreja por tê-la realizado em um terreiro de candomblé.
O impasse ganha repercussão e transforma o personagem em símbolo de um debate sobre fé, intolerância religiosa e injustiça social. O elenco conta com Leonardo Villar e Glória Menezes.
2. O Quatrilho - Melhor Filme Internacional em 1996
Sob a direção de Fábio Barreto, o filme retrata a imigração italiana no sul do país no início do século XX. O elenco reúne Glória Pires, Patrícia Pillar, Alexandre Paternost e Bruno Campos.
3. O Que É Isso, Companheiro? - Melhor Filme Internacional em 1998
Dirigido por Bruno Barreto, o longa retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em setembro de 1968, por um grupo de guerrilheiros que exigia a libertação de companheiros presos pelo regime militar.
No elenco estão Cláudia Abreu, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, além da participação especial de Fernanda Montenegro.
4. Central do Brasil - Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em 1999
Dirigido por Walter Salles, o filme acompanha Dora, uma mulher que escreve cartas para analfabetos na estação ferroviária do Rio de Janeiro. Quando uma de suas clientes, Ana, morre atropelada, Dora passa a cuidar do filho dela, Josué, que sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. A contragosto, ela aceita viajar com o menino para o Nordeste em busca desse reencontro.
No elenco, tem Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Otávio Augusto, Stella Freitas, Soia Lira, Harildo Deda e Berto Filho.
5. Uma História de Futebol - Melhor Curta-metragem em Live Action em 2001
Produzido e dirigido por Paulo Machline, o curta-metragem de 20 minutos é inspirado nas lembranças de Zuza que, aos 9 anos, na década de 1950, jogou uma partida de futebol ao lado de Edson, o garoto que mais tarde se tornaria o Rei Pelé.
6. Cidade de Deus - Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia em 2004
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, é um drama brasileiro baseado no livro homônimo de Paulo Lins, que retrata o crescimento da violência e do tráfico de drogas na comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1960 e 1980.
Estão no elenco Thiago Martins, Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Roberta Rodrigues, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Darlan Cunha, entre outros.
7. Ainda Estou Aqui - Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Principal em 2025
Dirigido por Walter Salles, é o filme brasileiro mais recente indicado ao Oscar. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, a obra conta a história de Eunice Paiva, mãe do autor, e sua luta após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva, durante a ditadura militar no Brasil.
O elenco deste filme conta com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Gabriela Carneiro da Cunha, Barbara Luz e Cora Mora.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














