Influenciadora brasileira perde prêmio após copiar guia de viagem de blogueira britânica e publicá-lo em português
Organização alterou o resultado da categoria ‘conteúdo escrito’ depois de verificar procedência da denúncia de plágio
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A blogueira britânica Kirstie Will Travel afirmou que teve um guia de viagem traduzido “palavra por palavra” para o português pela influenciadora brasileira Deisi Remus. Segundo ela, até as imagens de publicação foram plagiadas e sofreram alterações no Photoshop para apagar os autores originais.

Deisi, que foi congratulada pela European Travel Commission pelo trabalho, teve o prêmio retirado após a repercussão da denúncia de Kirstie na internet.
Ela diz ter publicado o guia, sobre a Rota dos Quadrinhos de Bruxelas, na Bélgica, em 2024 e que entrou em contato com a ETC quando foi alertada da apropriação do texto original.
“Eles ganham [Deise e o marido, Guilherme] a vida viajando, colaboram com marcas e, ainda assim, usam palavras e imagens de outras pessoas para manter o blog. Eu simplesmente não entendo por que alguém faria isso”, afirmou Kirstie no vídeo que viralizou nas redes sociais.
Depois dessa declaração, Kirsten disse que o jovem não estava envolvido no caso. Deisi não se pronunciou sobre a história até o momento.
Leia a nota na íntegra:
“O Prêmio Europa de Comunicação é uma iniciativa da European Travel Commission que reconhece jornalistas e criadores de conteúdo que contribuem para fortalecer a imagem da Europa como destino turístico de excelência para o público brasileiro.
Em sua 35ª edição, o prêmio recebeu um recorde de 553 inscrições em três categorias. Todas foram avaliadas quanto a formato, tema, abrangência geográfica, data de publicação e canal de divulgação.
Os trabalhos selecionados passaram pela análise de um júri independente, formado por profissionais de comunicação e turismo, que recomendou os vencedores com base na precisão das informações, clareza da linguagem, apelo geral e qualidade técnica.
Após a cerimônia, foi identificado que um dos artigos selecionados poderia não atender ao critério de originalidade. A ETC entrou em contato com a autora do trabalho inscrito e com a autora da obra supostamente original para ouvir suas versões. Após análise detalhada, concluiu-se que o trabalho não atendia ao requisito de originalidade e foi desqualificado. Agradecemos a cooperação de ambas as autoras durante o processo.
O prêmio foi então concedido ao primeiro colocado suplente da categoria. Esta é a primeira vez que uma situação desse tipo ocorre em 35 anos de história do prêmio. Embora desapontadora, ela reflete o crescente interesse e prestígio do prêmio nos últimos anos.
Diante do aumento de inscrições e da complexidade do processo de avaliação, a ETC estuda medidas para reforçar os critérios de originalidade e precisão nas próximas edições, como orientações mais claras sobre o uso de fontes e materiais de terceiros, boas práticas de criação de conteúdo e ferramentas de IA para apoiar a análise da autenticidade dos trabalhos.”
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
