Morre, aos 97, Evanildo Bechara, ‘pai da gramática’ e referência de geração de professores
Filólogo era membro da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras e guiou gerações de pesquisadores do português

Maior especialista em língua portuguesa no país, o recifense Evanildo Bechara morreu, aos 97 anos, nesta quinta-feira (22). Ele estava internado no Rio de janeiro e teve falência de múltiplos órgãos.
Dono da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, o gramático e filólogo faz parte da memória afetiva de gerações de estudantes e professores.
São dele A Moderna Gramática da Língua Portuguesa, que ganhou edição comemorativa de 40 anos em janeiro, e Lições de Português pela Análise Sintática, de 2006.
Sua principal contribuição para os estudos do português foi a sistematização da língua: reunindo regras e normas publicadas em diferentes estudos em uma só obra.
“Minha preocupação foi estabelecer um relacionamento entre a pesquisa científica e os resultados dessa pesquisa na orientação dos livros didáticos”, disse, em entrevista em 2023.
Bechara foi professor titular da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Entre os seus prêmios estão as medalhas José de Anchieta e de Honra ao Mérito Educacional (da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro), e a medalha Oskar Nobiling (da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura).