Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

As escalações das novelas estão mais justas e coerentes que em outros tempos

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco


Sharam Diniz estará em 'A Decadência', como Rainha de Sabá, na 10ª temporada de 'Reis'
Sharam Diniz estará em 'A Decadência', como Rainha de Sabá, na 10ª temporada de 'Reis'

Dia desses, por aqui se falou do elenco exagerado de “Terra e Paixão”, o que leva muitos atores bons a não representarem quase nada no andamento da trama.

Por outro lado, é justo reconhecer que tanto Globo quanto SBT e Record passaram a adotar critérios muito mais lógicos e racionais na escalação do elenco de novelas ou séries.

Houve um tempo em que isso funcionava só de acordo com predileções, que jamais se alteravam: um determinado autor, que sempre tinha um parça ao lado como diretor, chamava os mesmos atores de sempre, por mais diferentes que fossem as histórias ou os personagens envolvidos.

O que, nesse aspecto, fazia esses trabalhos acontecerem num mundo que era só deles. Bem aquilo do “quem está fora não entra e quem está dentro não sai”.

Publicidade

Atores negros, de outras nacionalidades e mesmo aqueles com idade mais avançada eram raramente lembrados e destacados. É como se o mundo excluísse a existência deles. Algo absolutamente irreal. Esta sagrada coluna, em várias oportunidades, se insurgiu contra essa prática.

Hoje, felizmente, deixou de ser assim. E sem levar em conta essa de cota, como alegam alguns, mas só a necessidade, não só aqui como em todo lugar, de ter que trabalhar em bases mais reais. Usar de maior fidelidade e justiça.

Publicidade

E, vamos combinar, da nossa parte, nesse e em outros vários aspectos, avançamos de forma bem admirável.

Grazi Massafera está em 'Dona Beja'
Grazi Massafera está em 'Dona Beja'

Trânsito

Algo que facilita muito o trabalho das equipes de produção de novelas ou séries é a possibilidade de receber os seus capítulos com maior antecedência.

Com “Dona Beja”, da HBO Max, por exemplo, tem sido assim. Todos os seus 40 capítulos já foram entregues. O problema lá é outro.

No entanto

Vale destacar que também por aí observamos um bom avanço. Já tivemos tempos de autores trabalharem absolutamente em cima do laço.

Entregavam capítulos quase no dia da exibição, impossibilitando melhor trabalho das produções.

Chapa quente

É de lamentar o que vem ocorrendo nos bastidores de “Dona Beja”, um dos primeiros trabalhos da HBO na dramaturgia brasileira e com registros de ocorrências que, desde o seu início, podem perfeitamente comprometer o produto final.

A rejeição aos métodos de trabalho do diretor Hugo de Sousa, escalado pela parceira Floresta, desde o primeiro dia das gravações, não foi contornada até agora. Tem alguém errando feio por aí. Ou foram erradas as escolhas.

Falta isso

Sobre o reality musical que a Globo vai produzir no ano que vem, com exibição no segundo semestre, já existem várias providências tomadas.

Mas, entre as principais, ainda resta escolher a figura do apresentador. Ou apresentadora. Há um certo mistério em cima disso.

Uma coisa...

O 2023, que ainda nem terminou, está sendo um ano muito especial na vida dos irmãos Chitãozinho e Xororó. Na TV, por exemplo, foi uma volta por cima.

Além da trilha de “Terra e Paixão”, também se garantiram no especial “Amigos” e em vários programas.

... E outra

E, nos cinemas, Chitãozinho e Xororó estão em “Minha Irmã & Eu”, comédia com Ingrid Guimarães e Tatá Werneck.

A estreia está marcada para 28 de dezembro.

Cesar Black botou a lição em prática
Cesar Black botou a lição em prática

Aprendizado

É interessante acompanhar o desempenho de alguns reincidentes, em se tratando de reality show.

Cesar Black, por exemplo, foi razoável no “BBB”. Pouco se destacou. Agora, em “A Fazenda”, chegou chegando e veio a se tornar logo um dos protagonistas da competição.

Papel definido

Já é possível cravar que o personagem de Carlo Porto na superprodução “Rainha da Pérsia” será o rei Xerxes.

As gravações deverão ter início em janeiro de 2024.

Ao encontro

Muito do que irá acontecer nos próximos capítulos de “Elas por Elas”, novela das 18h da Globo, vai girar em torno do personagem de Marcos Caruso, Sérgio.

Cabe salientar que o trabalho dele foi um dos mais destacados no grupo de discussão recentemente realizado. Caruso não erra.

Festa da Beca

Beca Milano, chef e participante do “Bake Off Brasil”, no SBT, realizou seu aguardado evento de confeitaria, o “Beca Bake”. Pessoal da culinária do doce, entre novatos e mais experientes, prestigiou.

Da TV, nomes como Chris Flores e Tiago Barnabé. 

Não vai entregar

Em meio às demissões recentemente realizadas na CNN Brasil, voltou-se a falar sobre a possibilidade de entregar um andar das suas atuais instalações.

Na verdade, isso chegou a ser estudado, mas é uma hipótese que a direção decidiu descartar. Até segunda ordem, tudo vai continuar como está.

Coreanas

A Rede TV! estreia na segunda-feira, às 18h, a coreana “W-Dois Mundos”, em 16 episódios. Fala sobre a história da cirurgiã Oh Yeon Joo (Han Hyo Joo), que tem sua vida completamente mudada ao ser levada para um universo paralelo da história em quadrinhos chamada ‘W’, criada pelo próprio pai, Oh Seong-mo (Kim Eui-sung), um célebre cartunista. Lá, ela vive um romance com o protagonista dos quadrinhos, Kang Chul (Han Hyo-joo).

Pelo jeitão, lembra um recente trabalho de Miguel Falabella para o Prime Video: “Novela”.

Julia Dalavia é uma das protagonistas de 'Dias Perfeitos'
Julia Dalavia é uma das protagonistas de 'Dias Perfeitos'

Gravando

“Dias Perfeitos”, série do Globoplay baseada no livro de Raphael Montes e adaptada por Claudia Jouvin, está em ritmo acelerado de trabalhos.

No seu elenco, Julia Dalavia, Lee Taylor, Deborah Bloch, Fabíula Nascimento e Julianna Gerais, entre outros. A direção é de Joana Jabace.

Dupla diferente

Rodrigo Alvarez, colunista internacional do "Melhor da Noite" na Europa, a partir de segunda e durante uma semana, vai apresentar o programa no lugar de Zeca Camargo, que já tinha um compromisso agendado.

O jornalista estará no palco ao lado de Glenda Kozlowski.

Bate – Rebate

• Alguém sabe dizer se saiu o resultado da licitação da Liga dos Campeões? Parece que não.

• Vitor Figueiredo, de trabalhos como “Flor do Caribe” e “O Outro Lado do Paraíso”, está no filme “Irmãs Fox”, escrito e dirigido por Wagner de Assis.

• Larissa Góes fez teste para “No Rancho Fundo”, novela da Globo, substituta de “Elas por Elas”...

• ... A informação é que ela se saiu muito bem. Deve ganhar o papel...

• ... Para quem não lembra, Larissa teve desempenho elogiado na série “Cine Holliúdy”.

• Ângela Dippe fez uma participação no filme “Missão Porto Seguro”, que tem direção de Cris D'Amato...

• ... E, agora, já está totalmente dedicada à segunda temporada da série “Mal Me Quer”, da Warner.

• O reality “Shaking the Bar”, da Sony, já entrou na reta final. Na terça-feira será realizada a semifinal.

• A série musical “Vicky e a Musa”, mais um trabalho de Rosane Svartman, estreia a segunda temporada em janeiro no Globoplay...

• ... A primeira contou com 13 episódios e nomes como Vicky (Cecília Chancez), Michel (Jean Paulo Campos), Luara (Tabatha Almeida) e Nico (João Guilherme), além de Nicolas Prattes e Dan Ferreira.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.