Bandidagem e desinteresse são os grandes adversários da TV paga
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
A TV paga, com os problemas de sempre, como a gatunagem a céu aberto, que ninguém consegue acabar, e o péssimo serviço oferecido pela grande maioria dos seus canais, encontra sérias dificuldades para frear a queda no número de assinaturas. Difícil saber onde vai parar.
Quanto ao primeiro ponto, vale lembrar que quem compra o tal aparelhinho, é tão bandido como aquele que vende. E o interessante é que, regularmente, a Polícia Federal e a ABTA – Associação Brasileira da Televisão por Assinatura promovem a destruição de milhares desses boxes piratas.
Apreensões que, na verdade, acontecem com certa frequência, mas que ainda assim não conseguem frear o comércio irregular.
E parece que quanto mais se destrói, mais cresce a ação dos criminosos.
A rua Santa Ifigênia, em São Paulo, por exemplo, conhecida pelo seu mercado de eletrônicos e onde existe um comércio sério, também veio a se transformar no reduto preferido da contravenção.
O mais triste é verificar que o desejo de enfrentar esse crime nunca aconteceu da forma que deveria.
Outro ponto
Ainda sobre a questão acima, é o desleixo com que a maioria desses canais é tocado. Programações repetidas, desinteressantes e muitos deles com vendas de quinquilharias.
Poucos se salvam, mas não em número suficiente, capaz de criar um laço de maior afetividade com quem assina. Se o presente já é muito ruim, o que esperar do futuro?
Escondidinho
A Band, em certas coisas, é bem ruim de serviço. Pode ter certeza que pouca gente sabe ou descobriu que o “1001 Perguntas”, do Zeca Camargo, agora é semanal. Exibição às sextas-feiras.
Ficar só nessa do próprio alto-falante não funciona.
Mais grave
A Band está gravando alguns programas nos estúdios da Vera Cruz, entre eles, “MasterChef” e “Nóis na Firma”, humorístico, sem ainda data de estreia.
Só que existem problemas muito sérios. A falta de acústica, por exemplo. Tem que haver investimentos para ficar em melhores condições de uso.
Marca registrada
Nesta última semana, alguns se surpreenderam porque o SBT tirou do ar a novela “Paixões de Gavilanes”, por causa da sua baixa audiência.
E isso poucos dias depois da sua estreia. Mas sempre foi meio assim.
Tem essa
Está certo que, desta vez, em relação ao passado, o modus operandi foi um pouco diferente: tirou do ar e pronto.
Em outras ocasiões e em situações parecidas de baixa audiência, chegou a haver o cuidado de exibir o último capítulo, mesmo com a história no meio ou ainda começando. Pelo menos terminava.
Contratado
O jornalista Fernando Oliveira, Fefito, está confirmado na nova fase do “TV Fama” na Rede TV!, que volta ao horário das 21h30 a partir de segunda-feira. E na condição de apresentador, a exemplo de Flávia Noronha e Nelson Rubens. Tudo decidido e assinado no dia de ontem.
Fefito fará abertura, encerramento, merchan..., direto da redação. Promessa de um estilo mais falado e menos lido.
Pé atrás
Algumas das nossas mais importantes produtoras de conteúdo já começam a encontrar dificuldades para firmar parcerias com empresas de fora, especialmente dos Estados Unidos e alguns países da Europa.
Há uma enorme preocupação com os resultados das nossas eleições.
Numas...
Em meio a essa incessante agitação do mercado, já há quem entenda que a melhor televisão, em São Paulo, para trabalhar é a TV Gazeta. É a única que não muda nada em tempo nenhum.
Só que tem aquela: quem tá fora não entra e quem tá dentro não sai. Não sai mesmo.
Sábado especial
Hoje, dia da final da Liga dos Campeões, desde as primeiras horas da manhã o SBT vai entrar com boletins de Paris. Às 16h, a transmissão de Liverpool e Real Madrid.
A HBO Max e TNT Sports também transmitem o jogo.
Uma aposta
Essa iniciativa da Globo em exibir uma novela de madrugada, no caso “Cara e Coragem”, a partir de segunda-feira, para a sua direção será um teste.
Uma experiência que, segundo se informa, poderá ser repetida e até ampliada nos próximos tempos.
Não é novidade
Vale dizer que não há nenhuma novidade nessa experiência da Globo em colocar reprises na madrugada, no caso novelas.
O SBT, há uns dois meses, também nesta faixa de horário tem um bloco chamado “Quem Não Viu Vai Ver”, com o mesmo fim.
Copa do Brasil
No campo esportivo, há um estranhamento por parte de todas as TVs em torno da licitação dos direitos da Copa do Brasil, válidos a partir do próximo ano.
A CBF parece que se esqueceu do assunto. Ou está pensando em fazer alguma coisa diferente.
Nova série
Após o filme "Tudo Bem no Natal que vem", da Netflix, e a novela "Gênesis", Juhlia Ficer volta à TV em "Todas as Garotas em Mim", estreia da Record no próximo dia 7. A atriz será Verônica, uma adolescente madura e sensata, que faz parte do grupo de alunos mais inteligentes da escola. Juhlia afirma que se identifica com a personagem:
"Acho que nos encontramos muito no lugar da maturidade. Me identifico com o lugar de estudo, dedicação, decisão e força que ela possui, mesmo tão nova...”.
Bate – Rebate
• A quinta temporada da série “Sob Pressão” estreia dia 2 no Globoplay...
• ... E, em algum momento, também irá para a TV aberta. Parece que agora acabou...
• ... Em outros tempos, já chegaram a anunciar o seu fim, como agora... E voltou. Tudo, como sempre, envolve uma questão financeira.
• Zaira Bueno, atriz brasileira que há cerca de 20 anos mora nos Estados Unidos, está no Brasil. Mas só para cuidar de assuntos pessoais.
• Neste sábado, 23h, no SporTV tem o “Grande Círculo”, com o presidente do São Paulo, Júlio Casares, como convidado. Apresentação do Milton Leite.
• A partir deste sábado, Erick Bang passa a apresentar os telejornais vespertinos da GloboNews nos finais de semana...
• ... Já na segunda-feira, a jornalista Narayanna Borges comandará a programação das madrugadas.
• No dia 31, 10h da noite, a ESPN e o Star+ irão apresentar “Ecos da Premier League”, com o que de mais importante aconteceu nesta última temporada...
• ... Um trabalho especial dos jornalistas Paulo Andrade, Mario Marra, Natalie Gedra e Palloma Carvalho.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.