Debates neste primeiro turno estão condenados ao fracasso
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Depois da Band, domingo passado, existem outros vários debates programados para emissoras de televisão nestes próximos tempos. Vale lembrar que, no caso de todas e como é imprescindível acontecer, o mediador escolhido tem que ser alguém aparentemente imparcial. Ou que, em nenhuma ocasião, tenha exposto publicamente a sua posição política. Muito menos ainda, histórico de militância. Aí, realmente, sempre vai ficar bem esquisito. E vamos combinar que, do jeito que as coisas estão, está até bem complicado encontrar.
No entanto, nunca a transmissão de debates, especialmente no primeiro turno das eleições, se tornou tão desinteressante ou foi tão questionada, após as suas últimas realizações, entre eleições passadas e as de agora.
Ninguém quer queimar o filme na largada.
O modelo está desgastado e permite que todos se conduzam de acordo com estratégias preestabelecidas, fugindo do corpo a corpo. O enfrentamento é visivelmente evitado, muito com o uso de respostas que, na grande maioria das vezes, nada têm a ver com as perguntas. A famosa malufada.
O melhor mesmo é deixar para o segundo, na hora do vale-tudo, e neste primeiro se limitar às entrevistas ou sabatinas, que podem ser muito mais proveitosas para todos.
Tá complicado
Na parte que toca ao debate presidencial, ninguém até agora tem a confirmação dos dois candidatos que aparecem melhor nas pesquisas.
E nem mesmo de um deles, isoladamente. Até que ponto o público terá interesse em assistir aos outros?
Vai primeiro...
Em todo esse panorama, a Band, que sempre faz questão de ser a primeira a realizar o debate, estará prestando um enorme serviço às demais.
Havendo o fracasso de Lula e Bolsonaro ou até se um dos dois não aparecer, vai dar tempo para SBT e Rede TV! cancelarem os seus.
Olha a que ponto
A Nike, empresa que há trocentos anos é a marca oficial da CBF, proibiu que nomes de candidatos sejam colocados nas camisas da seleção brasileira.
No caso, Lula e Bolsonaro, como já vinha começando a acontecer.
Cinema
Em A Viagem de Pedro, o primeiro longa-metragem histórico da cineasta Laís Bodanzky, Cauã Reymond interpreta dom Pedro I.
O filme aborda a vida privada do ex-imperador quando foge para Portugal, em 1831, escapando de ser apedrejado por brasileiros. Lançamento no dia 1º de setembro.
Pra pensar
A Globo só faltou soltar rojão para comemorar a vitória em cima do SBT, terça-feira, na transmissão do jogo entre Flamengo e Corinthians. No Rio e em São Paulo, o encontro dos times de maior torcida no Brasil ficou na casa dos 25 pontos.
Numa dessas, pode até ter murchado, no decorrer dos tempos, o interesse pelo futebol.
Número histórico
Em 1995, a decisão da Copa do Brasil, no mesmo SBT, jogo Grêmio e Corinthians, vitória do time paulista, chegou perto de 60 pontos de média, com narração de Luís Alfredo.
Nos dias atuais, por fatores os mais diferentes, fica até difícil imaginar o que isso significa.
Fila da Globo
A Globo tem estabelecido que, depois de Pantanal, na faixa das 21h, será a vez de Travessia, de Glória Perez.
E que depois dela virá um outro trabalho de Walcyr Carrasco, Terra Vermelha. Sinopse aprovada e tudo bonitinho.
Confusão
O que chama atenção é que ainda não há uma definição de quem entrará depois do Walcyr.
Existe, inclusive, um enorme esforço em definir isso o mais rápido possível.
O que se sabe
A novela apresentada por Vivian de Oliveira, ex-Record, foi bem avaliada pela dramaturgia da Globo.
Mas a história dela é de época, portanto, não se encaixa às 21h. E, por se tratar de um melodrama, possui certo clima de faroeste, com vários assassinatos.
Para as 18h e 19h também será complicado. No Globoplay, a prioridade é para os nomes da casa.
Reis
O primeiro capítulo da terceira fase de Reis, exibido na quarta-feira, mostrou elementos bem característicos de folhetins, como romances difíceis, traição, ambição, entre outros temas.
Destaque para as personagens de Carlo Porto, Francisca Queiroz, Dudu Pelizzari e Hylka Maria.
E também
Em Reis, nesta sua volta, destaque também para a direção de fotografia, trabalho de Ricardo Fujii, já conhecido em todas as emissoras de TV e produtoras independentes.
Assim como uma direção bem detalhista, da equipe de Leonardo Miranda.
Como explicar?
A ACEESP — Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo — enviou carta à Conmebol, protestando contra a presença de pessoas no entorno do gramado, vestindo coletes de imprensa.
É um relaxamento que não acontece só em São Paulo. Terça-feira, no jogo do Rio, teve um que as câmeras escancararam, pulando feito doido.
Cruzeiro
Em comemoração dos dez anos de Gloob, o canal vai promover pela primeira vez o Navio Gloob, que vai sair do Porto de Santos em 12 de dezembro.
Entre as atrações confirmadas, Luccas Neto, Larissa Manoela, Melim, Victor Kley e Sienna, além do elenco das principais produções do canal infantil.
Bate – Rebate
• Ficou meio sinistra a roupa escolhida para narrador e comentaristas da ESPN nos jogos Libertadores...
• ... Paletó claro, com camisa branca e só a gravata azul, no vídeo não combinou.
• O Canal Brasil mostrou inteirinha a festa do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na quarta-feira. Entrou pela madrugada...
• ... Marighella, com direção de Wagner Moura, foi o grande vencedor da noite.
• A Rede TV! deu um tempo na busca por uma nova apresentadora para o Leitura Dinâmica...
• ... É uma escolha que ainda vai acontecer, mas deve demorar um pouco. Não será tão imediatamente.
• Rangers e PSV, Benfica e Dínamo de Kiev, são as próximas atrações do SBT, em se tratando da Liga dos Campeões. Jogos nos dias 16 e 23.
• O Programa Raul Gil, neste sábado, pelo SBT, vai prestar uma homenagem a Otávio Mesquita...
• ... Além de fotos e vídeos da sua trajetória, vai receber o carinho de personalidades que marcaram a sua carreira e a sua vida...
• ... Casos de Luciano Huck, Helô Pinheiro, Emerson Fittipaldi, Marcos Mion, Eliana, Roberto Justus, Mauricio de Sousa, Tom Cavalcante e muitos outros.
• André Frateschi é o convidado de Rafael Cortez deste sábado, às 20h, no Matéria Prima...
• ...O músico e ator fala sobre a participação na série da TV Cultura em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil...
• ... E também sobre aceitar o convite para integrar a nova formação da Legião Urbana.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.