Formatos de fora, sim, sem problemas, mas com toque de brasilidade
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Os erros cometidos no passado vieram demonstrar que, nem sempre o que vai bem em outros países, repetirá o mesmo sucesso por aqui. Assim como, em tudo o que vier de fora, deve-se necessariamente incluir o nosso jeito de fazer televisão. Na medida do possível, inserir o que agrada ao nosso telespectador.
Trazer formatos de outros países é uma prática de muito tempo entre as nossas TVs, com os Estados Unidos como destino preferido. Já tivemos verdadeiros especialistas nisso. A diferença é que antes só havia o trabalho de viajar, copiar e dar uma nova embalagem ao produto, enquanto de uns tempos para cá passou a ser obrigatório pagar por eles.
A “Casa dos Artistas”, produzida pelo SBT, foi o último deste antigo sistema.
Mas a exigência de dar o toque brasileiro continua sendo a mesma.
Gugu Liberato, entre outros exemplos, foi bom nisso, como agora está sendo Luciano Huck, com a “Batalha do Lip Sync”. Fosse obedecido inteiramente o que sugere a sua cartilha, aqui, com certeza, não se sustentaria.
Ele, Luciano, e o seu diretor Hélio Vargas souberam inserir um molho de brasilidade e o quadro se transformou em um dos principais sucessos do programa. Uma aula de como deve ser.
Assim como prova, provada de que engessado, submetido a regras, aqui não funciona.
“X Factor”, “Projeto Fashion”, “Ilha da Sedução”, “À Primeira Vista”, “O Jogo” e tantos outros que o digam.
General
Remo Rocha já está em ação na série “Reis – A Sucessão”, vivendo Hori, um general do exército egípcio.
Com uma agenda bem movimentada, o ator também integra os elencos de "Mussum - O Filmis"; "Verônika", série do Globoplay, e “Overman”, filme de Tomás Portela, estrelado por Caco Ciocler.
Outro lado
Na edição de ontem, aqui se falou da existência de um certo desconforto do elenco de “Dona Beja” com o seu diretor, o português Hugo de Sousa.
A informação apurada pela coluna é que ele está sendo o mesmo que levou a HBO a contratá-lo.
Pesquisando
A coluna, apurando o assunto, verificou que Hugo de Sousa é um profissional da mais alta competência, mas que tem o jeito dele de trabalhar.
E que pode não ser parecido com outros diretores daqui. É necessário um tempo para necessária adaptação. De lado a lado.
Um detalhe
As gravações de “Dona Beja” seguem no Polo de Cinema do Rio.
Tem também uma cidade cenográfica e estão previstas externas, em número bem elevado, em Paraty.
Gal
Sophie Charlotte estará, nesta sexta-feira, às 19h20, no programa “Metrópolis”, da TV Cultura. No bate-papo, ela conta sobre como foi viver Gal Costa em “Meu Nome é Gal”, que chega aos cinemas quinta-feira.
Outro destaque do programa é uma entrevista com a cantora Filipe Catto, a respeito do álbum Belezas São Coisas Acesas por Dentro, em que interpreta canções que ficaram conhecidas na voz de Gal.
Essa nunca vi
O “Show Business”, tradicional programa de entrevistas, criado na Manchete e popularizado na Band aberta, foi parar na TV Jovem Pan.
No ar às quartas, com Bruno Meyer na apresentação. Ponto final? Só que não.
Tem um segundo
Agora, o mesmo “Show Business”, mas com um “ESG” (sustentabilidade) no logo, e novamente com Sonia Racy, passa a fazer parte da programação do BandNews.
Estreia nesta quinta-feira, às 23h30, com reprise aos sábados, às 16h.
Versátil
Além do trabalho como ator, Marcelo Serrado também investe na carreira de cantor e se apresenta nesta sexta-feira, às 20h, no Blue Note, em São Paulo com “Sinatra a Wando e outras bossas".
Um trabalho ao lado do grupo “Conexão Rio”, que passa por Frank Sinatra, Michael Bublé, Tom Jobim, Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Luís Miguel, Sidney Magal, Tim Maia, Lulu Santos, Wando, entre outros.
Elenco
Na Globo, tudo certo para Antônio Calloni viver Belarmino no remake de “Renascer”, que vai substituir “Terra e Paixão”.
Já Camila Morgado, contrato por obra, ainda não está fechada.
Programação
Mesmo caindo num domingo, a Globo já começa a traçar linhas do “Show da Virada”, especial musical, no dia 31 de dezembro, para exibição após o “Fantástico”.
Neste ano com apresentação de Deborah Secco e Douglas Silva.
Tinta
Fez o certo: o SBT, em relação ao “Arena”, das noites de segunda-feira, deu uma remodelada geral para a estreia do Cléber Machado. Isso aí.
Só o nome foi mantido, que poderia também ser outro, para apagar definitivamente as marcas dos seus antigos apresentadores.
Bate – Rebate
• GNT confirma para novembro a estreia de “Angélica 50 e tanto”. Em todos os programas, gravados na casa dela, sempre receberá vários convidados.
• A primeira ainda nem estreou, mas existe a previsão de uma segunda temporada de “O jogo que mudou a história” para o primeiro semestre de 2024.
• A nova temporada do “De Férias com o Ex - Salseiro Vip” vai estrear dia 19 no Paramount+ e na MTV...
• ... Aline Mineiro está confirmada entre os participantes.
• Uruguai e Brasil, na próxima terça-feira pelas Eliminatórias, vai mexer com a programação da Globo. O jogo vai começar às 21h.
• Adriana Araújo, do “Jornal da Band”, gravou ontem o primeiro piloto de um programa para o BandNewsTV.
• “A luta contra o machismo nosso de cada dia” é o título do novo episódio do “Luana é de Lua”, com Luana Piovani, que o E! Entertainment vai disponibilizar nesta quinta-feira.
• “Fazenda” andando e a audiência crescendo. Nesta última segunda-feira, o programa já bateu a melhor audiência da atual temporada...
• ... Alcançou segundo lugar no horário, tanto em São Paulo como no Rio.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.