Ignorada por torcedores, seleção brasileira é um mau negócio para TV
Brasil continua sem técnico após saída de Tite e joga amistosos contra seleções inexpressivas
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Sobre direitos esportivos, o assunto até já foi levemente abordado por aqui, mas não custa repetir: será que vale a pena pagar tanto pela transmissão dos jogos da seleção brasileira?
A Globo, no caso, porque comprou tudo, claro, terá essa obrigação. E o que mais nos parece contraditório é que, para ela, existe forte risco de ser particularmente um mau negócio.
Deixará de ter o Brasileiro, que sempre alavanca pontos, e se obrigará a trocá-lo por algo de qualidade duvidosa, com riscos de ser prejudicial aos resultados da sua programação.
Já de algum tempo, o nosso selecionado deixou de despertar maior atenção. A identificação com a maioria dos torcedores, pelas mais diversas razões, é quase nenhuma.
Quando ainda tem alguma coisa em jogo — Copa do Mundo, eliminatórias e até a Copa das Confederações —, vá lá, mas os amistosos são de amargar.
De uma completa desimportância, como agora vai acontecer, contra Guiné e Senegal no sábado e na terça-feira que vem, respectivamente.
Nada em relevância ou significado. Pior é que nem treinador a nossa seleção tem.
Prejuízo certo. Até uma falta de responsabilidade. Não por acaso a decadência e a irrelevância do nosso futebol, que em nada lembra as conquistas do passado e o respeito que já teve.
Nas cabeças
Comandado por Adalberto Piotto, o programa “Prós e Contras”, da Jovem Pan, atravessa momento dos mais interessantes.
Tem liderado sua faixa horária com muita frequência e está sempre brigando pelo primeiro lugar. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.
Marca do pênalti
A Band passa por um novo momento de grandes transformações. Além de a emissora extinguir vários postos de trabalho, em um processo que começou na semana passada, produtos que deixam a desejar em audiência e faturamento serão eliminados.
Informações internas dão conta de que o “Band Esporte Clube”, aos sábados, está na linha de tiro.

Registro
Jornalismo bem-feito. Raul Dias Filho, enviado pela Record à Colômbia, já de alguns dias tem acompanhado o caso das quatro crianças resgatadas depois de terem sobrevivido 40 dias na selva.
O avião em que elas viajavam caiu no meio da floresta amazônica. Três pessoas morreram. A dúvida agora é quem vai cuidar delas. O pai é acusado de ter abusado da mãe, que também faleceu no acidente.
A propósito
Ontem foi um dia de comemorações na redação do “Jornal da Record”. A edição de segunda-feira (12) marcou 9 pontos de média e 13,4 de share, o melhor desempenho deste 2023. A apresentação foi de Salcy Lima e Celso Freitas.
No horário, marcou mais que o dobro do que alcançaram SBT e Band, que também tinham telejornais no ar.
TV Canalha
João Carlos Albuquerque, jornalista esportivo de tantas e boas, que andou meio desaparecido depois da saída da ESPN, está com um novo projeto na agulha.
Agora é o lançamento da TV Canalha, um canal no YouTube e seu apelido desde sempre, em que vai mostrar coisas da música e do lado cultural de São Paulo. De modo muito especial a sua Vila Madalena.

Flashback
A Globo resolveu otimizar a participação de Bianca Bin na novela “Terra e Paixão”.
Nesta semana, ela tem realizado várias cenas como Agatha, mãe de Caio e grande amor de Antônio La Selva (Tony Ramos), que o público acompanha nas sequências de flashback.
Mais trabalho
A princípio, segundo planos traçados, Bianca Bin faria uma participação especial. Não seriam tantas cenas assim, e ela apareceria apenas algumas vezes.
Mas não. A ideia agora é fazer crescer ainda mais a importância da personagem.
Funcionando legal
A produção de alguns especiais tem proporcionado resultados interessantes ao “Altas Horas”, de Serginho Groisman. Só neste ano já foram vários, todos com bons registros de audiência. O último foi dos namorados.
E o deste próximo sábado será uma festa junina.

Olha ele aí
Muitos, claro, não vão reconhecer, mas esse senhor de boné na foto à esquerda, ao lado do José Carlos Anguita, diretor da Band, é ninguém menos que Geraldo Vandré.
Em visita a Anguita, ele foi recebido pela alta direção da Band. Advogado, 88 anos, completamente lúcido, ainda lembra o discurso inteirinho feito quando recebeu o título de Cidadão Paulistano.
E mais
Aproveitando a visita de Vandré, que lá esteve em duas ocasiões nos últimos dias, a Band gravou uma entrevista de 40 minutos em que ele fala de tudo. Menos de política.
Há a possibilidade de ser gravado, também, um “Canal Livre”.
Mão na massa
Ignacio Iglesias, o Nano, escolhido para dirigir o novo programa noturno, aquele que substituirá o “Faustão”, já está totalmente envolvido no projeto.
Dedicação em tempo integral. A ideia, inclusive, é não seguir na linha do total entretenimento, mas buscar outros caminhos.
Chic Show
O documentário sobre a história da “Chic Show”, do Globoplay, comemora os 50 anos da festa de black music idealizada por Luiz Alberto da Silva, o Luizão, e também abre, hoje, o festival In-Edit Brasil, no Cine Sesc.
É um trabalho que detalha experiências de artistas que já se apresentaram lá, como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e Sandrá de Sá, e o impacto sobre frequentadores como Mano Brown, Emicida, Péricles, Salgadinho, Rappin' Hood e tantos outros.
A direção é de Emílio Domingos e Felipe Giuntini. A direção executiva é de Rafael Dragaud, e a de gênero, de Mariano Boni.
Bate – Rebate
• Um detalhe: ontem a coluna falou em lançamento do novo DVD de Maurício Manieri. Sorry! Isso nem existe mais. Agora o correto é novo álbum.
• A avant-première de “Tração”, com Marcos Pasquim, Nelson Freitas, André Ramiro, Duda Nagle, Fiuk, Paola Rodrigues e Maurício Meirelles, entre outros, será no dia 19, às 20h, no Cinesystem Morumbi Town.
• Felipe Kieling, correspondente da Band na Europa, inicia a cobertura dos amistosos da seleção brasileira em Barcelona e Lisboa nesta quarta-feira para todos os veículos do grupo.
• Globoplay, entre produtos próprios e de parceiros, tem uma fila de atrações que aguardam espaço para lançamento...
• ... A série “Os Parças”, já gravada, com Tom Cavalcante e Whindersson Nunes, por exemplo, ficou para 2024.
• O BandNewsTV vai exibir sábado, às 8h, e domingo, às 14h, o fórum "O Futuro da Indústria no Brasil", filmado na terça-feira.
• Paulah Gauss gravou a música “Olhar 43”, de Paulo Ricardo, em ritmo de samba e a incluiu no seu novo álbum, “Vou Livre”...
• ... Aliás, o encontro dos dois no sábado passado, no Teatro Bradesco, foi dos mais emocionantes.
• O filme “Rodeio Rock”, escrito por Felipe Folgosi e estrelado por Carla Diaz e Lucas Lucco, tem previsão de lançamento para outubro...
• ... Felipe também já trabalha na promoção da sua sétima HQ e primeira infantil: “Lambo”. É a história de um cachorrinho que ajuda seu dono a formar uma família...
• ... A inspiração inicial foi a perda da sua mãe. A HQ mostra como o cachorrinho que era dela o ajudou nesse processo.