Na Globo, remakes tudo bem, mas privilegiar os novos autores também
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Em duas ocasiões, valendo-se das relações cordiais que sempre existiram entre as duas empresas, a Globo tentou fechar novos negócios com a Fundação Cásper Libero, até por ter ou além de ter o transmissor colocado no alto do prédio da avenida Paulista e setor de programação, em São Paulo, operando nos seus últimos andares.
Em uma dessas vezes houve a tentativa de transformar a Gazeta numa TV de jornalismo, inteiramente dedicada aos assuntos da própria cidade.
E, em outra, num canal para novelas, minisséries e programas, em segunda exibição, como veio a ser o Viva tempos depois.
Nem sei exatamente se na ordem colocada acima, mas nenhuma das duas foi em frente.
Mas por que isso agora?
Porque demonstra a importância que a Globo, também no passado, sempre deu às suas realizações, e que agora novamente se comprova, diante das diversas iniciativas em se produzir remakes de grandes sucessos do passado.
Entre outras que já existiram, tivemos “Pantanal”, do Benedito Ruy Barbosa, mas que foi da Manchete. Já se fala em “Elas por Elas”, do Cassiano Gabus Mendes, e “Coração Alado”, que segundo a jornalista Patrícia Kogut, teve seu registro renovado, além de “Renascer”, também do Benedito.
Nada contra. Ao contrário. São trabalhos para sempre, mas que isto nunca signifique deixar de lado o trabalho para renovação de novos valores. Esta é uma preocupação que deve continuar sempre existindo.
Ilíada
Com Letícia Sabatella e Daniel Dantas no elenco, o Teatro XP, no Rio, vai receber o espetáculo “Ilíada”, de Homero, dirigido por Octavio Camargo, de 3 de março a 2 de abril.
A obra narra o último ano de combate da Guerra de Troia.
Mais teatro
Enquanto isso, em São Paulo, estão acelerados os ensaios do espetáculo musical “O Guarda-Costas”, baseado no sucesso do cinema.
Estreia confirmada para o dia 16 de março.
Ritmo de aventura
Prevista para estrear em agosto, “Fuzuê”, substituta de “Vai na Fé”, terá uma pegada mais de aventura, ao contrário da produção atual, estrelada por Sheron Menezzes e José Loreto, dedicada à música.
Algo na linha de “A Lenda do Tesouro Perdido: No Limiar da História”, do Disney+. Giovana Cordeiro, Marina Ruy Barbosa e Nicolas Prattes irão liderar o seu elenco.
Reconhecimento
Dentro da Globo, no que diz respeito a novela “Vai na Fé”, o vento está soprando completamente a favor.
Além da história muito boa da Rosane Svartman e direção perfeita do Paulo Silvestrini, a escalação do seu elenco foi muito feliz. Personagens parecem que desenhados para cada ator e atriz.
Não teve jeito
Globo transmite com Everaldo Marques, 12h30 de Brasília, neste sábado, a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes, Flamengo e Al Ahly.
A final, Real Madrid e Al Hilal, às 16h, com Luís Roberto. Não era bem o que se esperava, mas é o que temos.
Novo comando
No “Repórter Eco”, da Cultura, a jornalista Adele Santelle, que já estava na equipe como repórter, agora é a sua nova apresentadora. Substitui Márcia Bongiovanni.
O programa é pioneiro na TV brasileira na divulgação de temas socioambientais e vai ao ar aos domingos, partir das 18h.
Troféu Imprensa
Data hoje, o SBT já tem tudo armado para realizar mais uma edição do Troféu Imprensa.
Já existem os vencedores da Internet e os três escolhidos de cada categoria para votação no programa. Isso é uma coisa...
A outra...
É que ainda não há uma data para a gravação do troféu. Isto só será resolvido mais à frente pelo próprio dono Silvio Santos quando ele retornar das suas férias.
E a informação é que ele só voltará ao Brasil em abril.
Em cima disso
O que se tem, pelo menos no SBT, como uma certeza é que Silvio Santos não irá mais voltar a apresentar o seu programa dos domingos. Deve ficar definitivamente com a Patrícia Abravanel.
Sobre o Troféu Imprensa, este próximo, será ele, aí já numa das suas raras aparições.
Ponto em questão
A dor de cabeça da direção da Band no momento atual atende pelo nome de domingo. A audiência média está muito baixa.
A colocação do “MasterChef” na faixa da tarde, por exemplo, foi uma tragédia. Porque desgasta ainda mais o programa e tem derrubado toda a programação que entra depois.
Acabamento
Entre outras razões do “Faustão na Band” voltar com programas inéditos só no final do mês, o Carnaval, claro, é uma delas.
Mas a principal é que o programa virá com uma roupagem nova, diferente da que existia, daí a necessidade de testes, pré-lights, pilotos e outros do gênero. Tudo ao seu tempo.
Dois tempos
Amanhã, no “Domingo Espetacular”, espaço muito especial para o trabalho que Roberto Cabrini está fazendo sobre a tragédia na Turquia. Jornalista que já viveu experiência as mais diferentes em sua carreira, ele se diz impressionado com o que está vendo.
Mais tarde, depois do “DE”, no “Câmera Record”, um trabalho de reportagem mais amplo sobre esses acontecimentos.
Contrastes
Sobre essa sua nova missão, o Cabrini mesmo define: “tudo muito desolador, mas compensado por momentos heroicos de resgate”.
E completa: “chegar aqui envolveu muitas dificuldades, com estradas destruídas e aeroportos interditados”.
Bate – Rebate
• A Globo já colocou chamadas do Carnaval no ar na voz de Alex Escobar...
• ... Que irá transmitir os desfiles do Rio de Janeiro com Maria Julia Coutinho.
• Burt Bacharach nos deixou na quinta-feira. Uma vida de 94 anos de muitos sucesso...
• ... E só o jornalista Marcelo Parada para lembrar de uma dessas: "I Say A Little Prayer", dele, Bacharach, e Hal David, foi o tema de uma “Casa dos Artistas”...
• ... A primeira do SBT, lançada repentinamente por Silvio Santos, e que embalou o namoro de Bárbara Paz e Supla.
• O Canal Brasil, a partir deste domingo, 19h, vai apresentar a “Mostra Oscar”...
• ... Uma série com os grandes vencedores deste festival, que será levada ao ar até 12 de março...
• ... Exatamente na mesma noite em que irá acontecer a nova premiação.
• A Globo ainda não tem ou tem e não divulga data de estreia da novela do Walcyr Carrasco...
• ... Segundo se informa, porque também isso depende de “alguns favores”.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.