Números de Globo e Record atestam a força da TV aberta
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Levantamento de audiência realizado pela Globo, que a coluna teve acesso, demonstra que o poderio da TV aberta segue inabalado, apesar da enorme oferta de conteúdo on demand.
A sua audiência em 2022, das 7h às 24h, foi de 14 pontos e 34% de share, com 41,5 de ligados. Em 2023, os mesmos 14 e 34%, num total de 41 ligados.
A diferença é que, em relação ao anterior, neste último ano não tivemos Copa do Mundo e nem eleições presidenciais, que são mobilizadores de audiência.
Sem dúvida, uma demonstração de força e acerto no trabalho realizado.
A Record, por sua vez, muito em função da intensidade do jornalismo ao vivo, realities shows e dramaturgia, pelo 8º ano consecutivo, fechou 2023 na vice-liderança, das 7h às 24h, com 12% de share contra 7,9% do SBT no PNT – 12,1% a 8,8% em São Paulo. Assim como foi vice, pelo 4º ano, nas 24 horas.
E na base disso, em se tratando das principais TVs, a ligação íntima das suas grades de programação com o hábito das pessoas e das famílias em saber onde buscar informação segura e estabelecer com a teledramaturgia uma relação sempre das mais estreitas. Não por acaso o formato da telenovela ser o mais desejado por todos os streamings.
Uma demonstração, por todos os acertos e como comprovam os resultados, que a televisão aberta no Brasil, como sempre fez, segue sabendo muito bem como melhor atender o telespectador.
Vida interessante
Dia desses, em uma postagem, Marcelo Tas fez uma reflexão interessante. E verdadeira.
É bom “quando você acorda e logo se anima, porque a primeira notícia que lê não é ruim”.
Isso faz lembrar
O seu João, pai do Johnny Saad, que em todo o seu tempo à frente da Band tinha como hábito ouvir o jornal “Primeira Hora”, da rádio Bandeirantes. Só saía de casa para o trabalho depois disso.
Num belo dia, estranhando a rudeza do noticiário, telefonou para Alexandre Kadunc, diretor responsável, que ao atender ouviu a seguinte pergunta: “meu filho, hoje não nasceu nem uma flor?”.
Últimas cenas
Vão rolar muitas cenas de flashback nos momentos finais de “Terra e Paixão”, movimentando Tony Ramos e Gloria Pires, além dos personagens de Cauã Reymond, Johnny Massaro e Debora Ozório quando crianças, vividos por Fred Garcia, Miguel Galhardo e Manu Pacheco.
Ao que tudo indica, a vilã Irene irá enlouquecer.
Escalada
Bruna Inocêncio foi aprovada para a décima temporada da série “Reis”, na Record, e fará a personagem Kieza.
A jovem atriz viveu a filha de Grazi Massafera em “Bom Sucesso”, na Globo, e também esteve no time de protagonistas de “No Mundo da Luna”, da HBO Max.
Longa espera
O Globoplay está com uma espera de até dois anos para lançamentos dos mais diversos produtos.
Entre os tantos, resta saber em qual momento será disponibilizada a série “Os Parças”, de Tom Cavalcante, Whindersson Nunes e Tirullipa. Tá na fila faz um tempão.
Promessa
Um dos desafios da direção da TV Globo, que hoje tem Amauri Soares à frente, é promover uma estreia por semana ao longo de todo 2024.
Começa nesta segunda com o início de mais um “BBB”.
Portanto...
Logo mais, a Globo tem a estreia do “Big Brother”, depois de “Terra e Paixão”, já com os seus participantes anunciados.
E, claro, que há toda uma expectativa em cima. O único detalhe que pode atrapalhar um pouco é essa enorme quantidade de novidades, entre regras e atividades. Resta saber como o público vai receber.
Metamorfose
O ator e cantor Vitor Novello, atualmente em “Reis”, como Jeroboão e presente na reprise de “Paraíso Tropical”, também estará na série “Raul Seixas: Metamorfose Ambulante”.
Trata-se de uma das apostas do Globoplay para a temporada de 2025. Ravel Andrade fará o protagonista.
Homens trabalhando
Band novamente em reformas. O estúdio montado para o “Faustão na Band” e que o “Melhor da Noite” vinha utilizando, passa por uma série de adequações.
Não terá o palco diminuído, mas será bem reduzida a parte destinada ao auditório.
Diante disso
O “MasterChef”, de volta às instalações do Morumbi, passará a utilizar um dos estúdios da casa, enquanto este maior será adaptado para receber outros programas.
“Melhor da Tarde” e “Melhor da Noite”, por exemplo, entre eles.
Ano novo
Depois de um rápido período de férias fora do Brasil, Daniela Beyruti reassume seus trabalhos na vice-presidência do SBT.
Na agenda, diversas decisões a respeito dos novos programas e autorização para disparar suas produções. Em se tratando das estreias anunciadas, tem só um mês e pouquinho pela frente.
Bate – Rebate
• A partir do dia 3 de fevereiro, o Viva irá exibir semanalmente especiais de Roberto Carlos já mostrados na Globo.
• A comédia “Minha Irmã e Eu”, com Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, foi assistida por mais de 540 mil espectadores...
• ... E com isso já fez mais de R$ 10 milhões em bilheteria.
• Jean Paulo Campos está a caminho da terceira temporada de “Rensga Hits!”.
• Além do “Canta Comigo”, também estão abertas as inscrições para a nova temporada de “A Grande Conquista”.
• Bárbara Borges, campeã de “A Fazenda 2022”, viverá a personagem Helen em “Rainha da Pérsia”. Iran Malfitano fará Himeneu...
• ... Como antecipado, eles também serão um casal na trama.
• Ronnie Von só voltará no dia 22, com o seu programa ao vivo nas manhãs da Rede TV!.
• “Chega Mais”, programa das manhãs no SBT, ainda não está com seu horário totalmente definido...
• ... Está certo que irá até 13h30 todos os dias, mas sem o seu início estabelecido. Será entre 9h e 10h...
• ... O novo horário do “Primeiro Impacto” também está na dependência disso.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.