O nosso jeitão de fazer novelas hoje é imitado em todo o mundo
De bons alunos, viramos professores, movimentando profissionais altamente capacitados nas mais diversas funções
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
A televisão, especialmente a aberta, ao longo dos tempos observou evoluções importantes em vários setores, especialmente no jornalismo e na dramaturgia.
O trabalho por aqui dispensado à boa informação, ninguém duvide, hoje está entre os melhores do mundo. Não devemos nada a ninguém.
De bons alunos, viramos professores, movimentando profissionais altamente capacitados à frente das câmeras e em seus bastidores, nas mais diversas funções.
O mesmo se pode afirmar sobre realização de novelas ou séries. Se, em um determinado tempo, fomos importadores dos tantos ananases que chegaram por aqui, viemos a nos tornar potenciais exportadores. E com requintes cinematográficos.
Tivemos a capacidade de criar e desenvolver o nosso jeito de fazer, graças a nomes como Daniel Filho, Walter Avancini, Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes, Geraldo Vietri, Ivani Ribeiro, Janete Clair, Régis Cardoso, Herval Rossano e tantos outros, muitos ainda por aí prestando o melhor dos serviços.
Setores que foram se solidificando e se fortalecendo, ainda capazes de observar crescimentos muito maiores no decorrer do tempo. Obrigatório reconhecimento.
Famosos
Nesta quarta-feira, às 22h45, Carolina Ferraz e Celso Zucatelli apresentam a "Retrospectiva dos Famosos" na RECORD, com a participação das jornalistas Fabíola Reipert e Keila Jimenez. Narração dos offs de Tina Roma.
O mundo das celebridades, durante todo o ano de 2023, passado a limpo.
A propósito
Agora na condição de titular, Zucatelli está a postos à frente de toda a parte de jornalismo do “Hoje em Dia”. É alguém que sempre toca bem a bola.
Aliás, por falar em tocar bem a bola, não pode faltar, mas de jeito nenhum, um elogio a Gabi França, do “Programa de Todos os Programas”, que na segunda-feira se saiu muito bem no “Hoje em Dia”.
Problema é outro
Há muito tempo, o jornalismo do SBT, especialmente o “SBT Brasil”, não é contemplado com um pacote de investimentos.
A promessa agora é que vai mudar tudo, entre cenários e apresentadores, a partir de 26 de fevereiro.
Injusto isso
Em se tratando do “SBT Brasil” ainda, porque são os dois que botam a cara, muitas das críticas são dirigidas aos seus atuais apresentadores, Márcia Dantas e Marcelo Torres. Especialmente nas redes sociais.
Nada a ver. Os dois são muito bons e nada ficam a dever a ninguém.
Uma só
Pamela Domingues, grávida, vai seguir trabalhando até o final de janeiro.
Durante a sua licença maternidade, a partir de fevereiro, Regiane Tápias seguirá sozinha na apresentação do “Mulheres”, da Gazeta.
Uma bandeira
2023 está no apagar das luzes e um dos temas abordados por aqui, com esperanças de ser alterado, continuou na mesma, sem quaisquer perspectivas de vir a se alterar nos próximos tempos: a proibição da propaganda infantil na TV aberta.
Cabe salientar, na TV aberta. Porque para a TV paga, no YouTube, internet e companhia bela, é um liberou geral. Uma distorção que não pode continuar, porque muitas crianças, neste Brasil afora, são prejudicadas com isso.
Luta de todos
O que se observa, ainda em relação à proibição da propaganda infantil, é que esta, inexplicavelmente, está sendo uma luta de alguns poucos.
As próprias TVs, por diferentes motivos, deveriam se empenhar muito mais. Entre os principais, não dispensar maior atenção ao telespectador de amanhã.
Pré-produção
A Globo já está andando com a produção de “Mania de Você”, do João Emanuel Carneiro, na fila das 21h, que só irá ao ar depois de “Renascer”, que ainda nem estreou.
A preocupação maior de agora é a definição completa do seu elenco. Não falta muita coisa.
A propósito
“Mania de Você” é apenas um nome de trabalho desta nova novela do João Emanuel.
Já existe outro em análise, para devido registro no momento oportuno.
Bastidor
A Globo tem o desejo de anunciar outras novidades na sua programação de 2024, assim como pretende contar com mais pessoas, especialmente apresentadores e apresentadoras, que puxam audiência.
Há todo um estudo em cima disso. De nomes, especialmente.
Agora e depois
André Bankoff, de tantos e tão bons trabalhos, no ar em “Jezabel”, vai aparecer em um dos principais papéis de “A Rainha da Pérsia”, também da RECORD.
Mordecai é o seu personagem, primo de Ester.
Bate – Rebate
• Já foi muitas vezes falado por aqui, mas é sempre importante lembrar do necessário respeito com todos os públicos...
• ... Ainda existem serviços de streaming que disponibilizam séries sem legendas...
• ... Ou com legendas malfeitas e colocadas fora do lugar...
• ... O respeito à acessibilidade é um dever de todos.
• A HBO fez que fez que montou um elenco, ex-Globo, em “Beleza Fatal”...
• ... A maior parte dos artistas escalados, especialmente para os principais papéis, saiu da Globo...
• ... Por aí se entenda Camila Queiroz, Camila Pitanga, Giovanna Antonelli, Hérson Capri, Caio Blat, Vanessa Giácomo e Murilo Rosa, entre tantos outros...
• ... Falta de rostos conhecidos do grande público, com certeza, não será problema...
• .... Não tem data de estreia ainda definida, mas sabe-se que será no segundo semestre de 2024.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.