Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

Os prós e contras do contrato por obra certa na TV

Atores estão com mais oportunidades de trabalho nas diversas plataformas  

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Eduardo Moscovis desistiu da novela 'Elas por Elas' na Globo
Eduardo Moscovis desistiu da novela 'Elas por Elas' na Globo Eduardo Moscovis desistiu da novela 'Elas por Elas' na Globo

Para se adaptarem aos novos tempos, que exigem redução de gastos e um melhor planejamento na ordem dos trabalhos, as principais TVs, daqui e do mundo inteiro, praticamente extinguiram o sistema de contrato fixo com artistas. O banco de elenco.

E, em muitos casos, estenderam essa nova ordem, também, a autores e diretores. O modelo em curso, considerado mais apropriado, é o do contrato por obra definida, em uma regra sem mistérios: o compromisso se encerra no fim do serviço prestado. E um abraço.

O mercado, em geral, já aparece perfeitamente adaptado a essa situação, muito embora ainda existam alguns acidentes de percurso.

Por exemplo, um caso recente com Eduardo Moscovis. Ele, livre na praça, faria alguns capítulos do remake de “Elas por Elas”.

Publicidade

No entanto, como a Globo demorou com o cronograma da novela, ele pulou fora e foi honrar outros compromissos. Sergio Guizé, às pressas, foi chamado para o seu lugar.

Outra situação: o vínculo de uma boa parte do elenco de “Vai na Fé” terminou bem antes da exibição do último capítulo, e muitos, livres das gravações, se viram desobrigados de participar das promoções finais em programas da casa. A maioria, porque não tinha mais nenhum vínculo, foi cuidar da vida no cinema e no streaming.

Publicidade

E teve mais

Na série “Rensga Hits!”, como a ordem após a primeira temporada era “não segurar ninguém’’, houve dificuldade no momento de remontar o grupo.

Publicidade

O dinheiro já era outro, e teve gente que não quis fazer. Enfim, como toda nova situação, é necessário um tempo para se adaptar.

Fim de ciclo

Chegou ao fim a parceria de mais de 20 anos do apresentador Marcio Bernardes com a rádio Transamérica/Eder Luiz.

O “bambambã”, como é conhecido na jornada esportiva, parte agora para novos desafios.

David Junior e Grazi Massafera: novamente juntos, agora em 'Beja'
David Junior e Grazi Massafera: novamente juntos, agora em 'Beja' David Junior e Grazi Massafera: novamente juntos, agora em 'Beja'

Escalado 

O ator David Junior, vencedor do “The Masked Singer Brasil” e até aqui com trabalhos apenas na Globo e no GNT, vai mesmo respirar novos ares. Ares do streaming. Ele foi o nome escolhido para viver o galã do remake da novela “Dona Beja”, produção da Floresta/Sony e HBO Max. Personagem Antônio Sampaio, vivido por Gracindo Junior no original da Manchete.

Numa dessas coincidências, David e Grazi Massafera, protagonista da produção, trabalharam juntos na novela “Bom Sucesso”. 

Complicado

Em maio de 2020, este espaço divulgava a saída de Rafael Colombo da Band, após 20 anos de casa, e sua ida para a CNN Brasil. Estava superempolgado com o novo desafio no canal de notícias.

Ontem, em comunicado interno, a CNN anunciou sua demissão, a exemplo da de Roberto Nonato, Janaina Paschoal e Marco Antonio Villa. Outros cortes ainda acontecerão nos próximos dias.

Dilema

O que se observa é que a CNN Brasil, aos poucos, está destruindo todo o projeto que foi implantado no seu começo.

O que chega a ser lamentável. E tudo acontecendo muito de acordo com o que Paulo Saad profetizou. Em conversa com a coluna, ainda no começo, disse que tinha tudo para não dar certo. Parece que não deu.

E o futuro?

Diante de tudo o que vem acontecendo, ocupando um caro castelo na avenida Paulista, é difícil arriscar qualquer palpite sobre o futuro da CNN Brasil.

As possibilidades de uma reação parecem cada vez mais diminuídas. A maioria aposta numa drástica diminuição de tamanho ou até coisa pior.

Nilson Cesar vive grande fase com seu canal no YouTube
Nilson Cesar vive grande fase com seu canal no YouTube Nilson Cesar vive grande fase com seu canal no YouTube

Está voando

O canal do Nilson Cesar no YouTube completou um mês de transmissões esportivas na segunda-feira (14), durante a partida entre Palmeiras e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. E com resultados dos mais significativos. Na vitória do Verdão por 1 a 0 contra a Raposa, foram 203 mil visualizações, que renderam o terceiro lugar no ranking geral da plataforma, atrás apenas de Jovem Pan e Energia.

Além disso, nesse primeiro mês, o canal do Nilson já bateu mais de 1,2 milhão de visualizações.

Jornalismo verdade

Assim como a Record, a Band apresenta uma série de reportagens, todas as semanas, no seu principal telejornal.

A desta semana mostra a luta de pessoas, com menos de 30 anos, contra o câncer. O repórter Cesar Cavalcante, vítima da doença, que transformou o medo em combustível para alertar as pessoas, é o responsável por ela.

Mudança

Henrique Fogaça, primeira opção, não chegou a um acordo com a Band para integrar o time do programa “Melhor da Noite”, com estreia marcada para a próxima segunda-feira, às 20h30.

O chef Rodrigo Oliveira, que passou recentemente pelo “MasterChef”, fechou às pressas para a mesma função e já foi apresentado na coletiva de segunda-feira.

Sem data

O jornalista e humorista Magno Navarro, chamado para falar sobre esporte no “Melhor da Noite”, também fechou para o “Apito Final”, de Neto, aos domingos.

Resta saber a partir de quando.

Experiência

Mariana Armellini vai para a primeira protagonista da sua carreira, numa série de comédia sobre uma família, criada pelos showrunners Tiago Berti e Toni Ventura.

Produção da Olhar Imaginário.

É a vida

Léa Garcia, que nos deixou ontem, aos 90 anos, estava cheia de planos.

Informamos aqui o convite para o remake de “Renascer”, na Globo. Na edição de ontem, também sua participação em um projeto do Curta.

Além disso, na semana passada, havia sido acertado que a atriz protagonizaria um novo espetáculo de Júlio Kadetti, escrito especialmente para ela.

Tami Guedes e Sidney Guedes: juntos no elenco de 'Reis'
Tami Guedes e Sidney Guedes: juntos no elenco de 'Reis' Tami Guedes e Sidney Guedes: juntos no elenco de 'Reis'

Em família

Após experiências em publicidade e nos palcos de teatro, a atriz Tami Guedes grava seu primeiro trabalho para a TV, a oitava temporada de “Reis”, vivendo uma israelita, que contracena com Ricky Tavares, Carol Bresolin e Brunno Daltro, entre outros.

Tami é filha de Sidney Guedes, que também integra o elenco desta superprodução da Record.

“Eu cresci vendo meu pai atuar, e ele sempre foi minha grande inspiração, então segui seus passos”, declara a atriz.

Presidente

Ontem, após indicação do conselho diretor e aprovação unânime do conselho curador, a Fundação Cásper Líbero anunciou, por meio de suas redes sociais, seu novo presidente: senhor Alípio Rodriguez Lineira.

Ele assume o lugar após o afastamento de Paulo Camarda, 97, por motivos pessoais, e a expectativa é que o mandato siga até o dia 30 de abril de 2025.

Esporte 1

O Grupo Bandeirantes trabalha em um projeto ousado, para lançamento ainda em setembro.

Trata-se de um canal de esportes na TV aberta.

Atualmente, esse segmento é uma exclusividade da televisão paga. Todos estão no sistema fechado.

Esporte 2

Com a iniciativa, a Band fará uso da base do Canal 21, de sua propriedade, para viabilizar a montagem desse canal de esportes na TV aberta.

Denis Gavazzi, seu diretor de esportes, recebeu a missão de implantar a programação.

Bate – Rebate

• No Rio de Janeiro, o “Balanço Geral — Edição de Sábado”, a partir das 13h, sob o comando de Paloma Poeta, vem com uma série de novidades...

• ...Entre elas, o informativo vai priorizar o “ao vivo” em todos os momentos.

• Agora com Bruno Meyer, o “Show Business”, que já possui três décadas de história, estreia nesta quarta-feira, às 22h, na Jovem Pan News.

• Prime Vídeo, com Cleber Machado, transmite hoje São Paulo e Corinthians, às 19h30, jogo que vai definir um dos finalistas da Copa do Brasil.

• O ator carioca Eduardo Muniz, que já participou de produções importantes, como “Grey's Anatomy”, é a nova voz do Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo atualmente...

• ...Ele é o responsável pela voz original do personagem Relik, uma das novidades da nova temporada.

• Já em fase conclusiva as negociações entre Amaury Jr. e a TV Cultura...

• ...A ideia, inclusive, é já estrear esse seu novo projeto em setembro.

• O espetáculo “A Herança”, com Reynaldo Gianecchini, Bruno Fagundes, Felipe Hintze e grande elenco, fará uma curta temporada no Rio de Janeiro — Teatro Clara Nunes, a partir do dia 14 de setembro...

• ...A peça cumpre suas últimas apresentações em São Paulo, no Teatro Raul Cortez.

• Prestes a completar 20 anos de carreira, o ator Geyson Luiz integra o elenco da série “Cangaço Novo”, que estreia no dia 18 no Prime Video...

• ...Na produção, o artista dá vida a Pino, um cangaceiro insaciável de ódio...

• ...Geyson também aguarda a estreia do longa "Salomé" e da segunda temporada da série "Lama dos Dias", no Canal Brasil. 

• Mudança no Sauditão do próximo sábado, a partir das 15h. Em vez de Al-Ittihad X Al-Taee, a Band vai transmitir Al-Hilal X Al-Feiha, com narração de Ivan Bruno e comentários de Rafa Oliveira e Velloso. Al-Hilal é o novo clube de Neymar.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.