Quanto tempo de vida as novelas ainda têm pela frente?
Os números demonstram que a aceitação a elas não é mais a mesma do passado
A TV aberta, e só ela, é capaz de acomodar os mais diferentes conteúdos em sua grade de programação.
Desde sempre, nos acostumamos a receber, todos os dias e nos mais diferentes horários, jornalismo, dramaturgia e entretenimento, especialmente por parte das cabeças de rede mais capacitadas.
Pelo menos até hoje não tivemos tentativas de se esquadrinhar algo diferente, por ser uma fórmula já consagrada e comprovadamente aceita sem restrições. Os resultados são os melhores.
No entanto, acredita-se que a dramaturgia, na forma que existe e, principalmente, apoiada na estrutura de novelas que aí estão faz muito tempo, é a que poderá sofrer maiores transformações e não ter mais a mesma intensidade.
Mais que impressão, já se constata um certo enfraquecimento nas produções de longa duração.
Em função de consequências que podem ser as mais diversas, e o streaming ou maior preferência por séries, entre elas, é natural se imaginar uma redução das mais importantes. Exemplo, na Globo: por quanto tempo ainda pretende seguir com as faixas das 18h, 19h e 21h, lembrando que já tivemos a extinção de “Malhação”?
Daí, observa-se que, no sentido exatamente inverso, passou a existir do público uma atenção muito maior ao jornalismo e até mesmo ao esporte.
Aliás, algo que vários especialistas, há tempos, já enxergavam como um fator absolutamente lógico e natural.
Ok, ok
Nelson Rubens deu um sumiço do “TV Fama”, da Rede TV!, devido a uma forte gripe. Preocupou geral.
Mas está se recuperando bem e deve voltar na próxima semana ao programa, que agora, além de Flávia Noronha e Fefito, também tem a participação de Leão Lobo.
Um exemplo
Octávio Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, que nos deixou na terça-feira, entre as tantas qualidades, era um cavalheiro.
Nas festas de lançamentos e coletivas, falava com todo mundo, independentemente de veículo, o tempo que fosse necessário e não fugia de perguntas.
Mercado (1)
A Rede Transamérica de Rádio, pertencente ao Conglomerado Alfa e estabelecida a partir do Recife, continua com as suas emissoras em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Salvador não mais, porque acaba de ser vendida.
Mercado (2)
Não há nenhuma posição oficial sobre o futuro da Rede Transamérica, mas as especulações são muito fortes a respeito de outras negociações.
A informação é que os seus proprietários pretendem seguir apenas com as rádios de São Paulo e Rio de Janeiro, as mais rentáveis. Consultada, a Comunicação da empresa desconhece qualquer negociação.
Tá difícil
Dois debates foram realizados com os candidatos à prefeitura de São Paulo até agora, lembrando que ainda teremos os de Record, SBT e Globo.
Do jeito que vai, trabalho é que não deve faltar a advogados e à própria polícia até as eleições de outubro.
Data hoje
O SBT deve estrear o jornal “Chega Mais Notícia”, na próxima segunda-feira, logo após a edição nacional do programa. Michelle Barros foi escalada para a apresentação.
No entanto, existem ainda algumas pendências.
Por exemplo
Apenas ontem começaram a gravar pilotos e, antes de bater o martelo, a sua direção e a própria cúpula da casa pretendem fazer uma avaliação completa de tudo.
A ordem é colocar no ar com certa segurança.
Aviso à praça
Sem ainda entrar em mais detalhes, a Endemol Shine Brasil abriu convocação para profissionais do mundo da dança, com vistas a uma audição que vai rolar no próximo dia 26.
Os aprovados, informa-se, irão participar do “nosso próximo projeto na TV”.
As duas
A expectativa em torno da Eliana participar como convidada do “Mais Você”, da Ana Maria Braga, está próxima do fim.
Ou até já aconteceu. O encontro das duas foi gravado ontem e tem exibição confirmada para amanhã, sexta-feira.
Agosto Lilás
No Agosto Lilás em curso, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, Humberto Martins e Aline Müller iniciaram a pré-produção de um curta-metragem sobre o abuso e a violência sofridos por elas nos relacionamentos.
Os dois, além de atuar, também se dividem entre direção e produção.
Falando nisso...
É grande a expectativa para a estreia da série “Estranho Amor” na Record.
Trabalho de Ajax Camacho e Ingrid Zavarezzi, coloca em discussão a violência praticada contra a mulher. Tem elenco dos mais interessantes.
Olhar
A liderança entre outros segmentos e as audiências conquistadas pelo futebol feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos apenas reforçam que o setor precisa de mais investimentos e atenção por aqui. TV incluída.
Em São Paulo, por exemplo, a final do Brasil contra os Estados Unidos foi a maior audiência do futebol feminino nos Jogos Olímpicos desde agosto de 2016.
Bate – Rebate
· O Canal Brasil vai transmitir ao vivo, no sábado, a partir das 20h50, a cerimônia de encerramento do 52º Festival de Cinema de Gramado, direto do Palácio dos Festivais.
· Os eliminados do “Estrela da Casa” serão recebidos por Patrícia Poeta, no “Encontro”, às quartas-feiras.
· Após a série “A Rainha da Pérsia” na Record, Leonardo Medeiros vai de teatro e estreia no próximo dia 23, no CCBB Belo Horizonte, o espetáculo “Um Jardim para Tchekhov”...
· ... Maria Padilha, Olívia Torres, Erom Cordeiro e Iohana Carvalho também estão no elenco. Texto de Pedro Brício e direção de Georgette Fadel.
· Juliano Laham, protagonista em “Gênesis” na fase José do Egito, entra para o elenco de “Festa do Peão de Barretos – O Filme”, com direção de Márcio Trigo...
· ... O elenco também reúne Marjorie Gerardi, Rafael Cardoso, Robson Nunes, Jaedson Bahia, Jeff Jader, Paulo Matos, Laura Proença e Daniel Rocha.
· Mais uma série da Netflix entra no esquema de lançamento em duas partes...
· ... A parte 1, da quarta temporada de “Emily em Paris”, estrelada por Lily Collins, chega nesta quinta-feira...
· ... Já a parte 2, em 12 de setembro.
· O concerto dos 55 anos da TV Cultura está confirmado para a próxima segunda-feira no Theatro Municipal de São Paulo...
· ... O evento terá apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis com regência de Isaac Karabtchevsky.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.