Situação da música na TV é quase um drama

  • Flavio Ricco | Do R7

Ivete Sangalo possui 93 músicas e 1.188 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Ela teve mais de 70% de seus rendimentos em direitos autorais nos últimos cinco anos provenientes dos segmentos de rádio, TVs e Carnaval

Ivete Sangalo possui 93 músicas e 1.188 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Ela teve mais de 70% de seus rendimentos em direitos autorais nos últimos cinco anos provenientes dos segmentos de rádio, TVs e Carnaval

Instagram

Dia desses, a coluna falou das dificuldades das TVs, diante dos tantos pagamentos ou recolhimentos que se tornaram obrigatórios em qualquer execução musical.

Algo tão proibitivo que o uso de trilhas e criação de editoras próprias, como um jeito de racionalizar custos, também vieram a se tornar lugar-comum.

Na mesma nota, no entanto, foi salientado que o Ecad — Escritório Central de Arrecadação e Distribuição — tem e trabalha dentro de parâmetros que foram ajustados e combinados entre as partes.

Mas ainda assim a sua direção fez questão de se posicionar, informando que “a licença de execução pública musical garante que as emissoras de televisão utilizem todo tipo de música e o número de vezes que desejarem ao longo de suas programações, sejam ao vivo ou gravadas, e isso não fará diferença no valor da mensalidade referente aos direitos autorais de execução pública paga por elas”.

E finaliza, assegurando que “mediante esse pagamento, o Ecad garante a remuneração dos compositores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores que tiverem suas canções tocadas nestas emissoras”.

Perfeito. Isso é o que sempre existiu e apenas legitima o que já foi escrito. O problema, vale repetir, são as outras tantas associações que vieram a ser criadas e que desestimulam toda e qualquer iniciativa de abrir novos espaços musicais.

Pior é que, no fim, todos perdem com isso. 

Vale esclarecer

Pra deixar bem explicadinho é o seguinte: existem dois sistemas de arrecadação. Um é o do Ecad, execução pública, perfeitamente explicado acima.

O outro é o da sincronização, Editoras/UBEM — União Brasileira de Editoras de Música, que também deve receber pelas execuções. Nada a contestar. A queixa está em cima dos valores que são cobrados.

Rafael Sardão está estreando como diretor

Rafael Sardão está estreando como diretor

Edu Moraes

Várias frentes 

Rafael Sardão, em cartaz com “TAGEM” e “Amor sem Igual”, faz sua estreia como diretor na série “Ameaça Invisível”, também em gravação para a Record.

Já nos palcos, sob a direção de Tonico Pereira, Sardão integra o elenco de “A Vida Não É Justa”, ao lado de Léa Garcia e Emiliano Queiroz. A peça faz o circuito Sesc Rio. 

Caiu a ficha?

Alguns setores da Band, os mais próximos à sua produção, entendem que o aluguel dos estúdios da Vera Cruz não foi o melhor dos negócios, como a princípio se imaginou.

Para se adequar às condições de uso, ainda serão necessárias melhorias bem importantes.

Melhorias

As gravações do “MasterChef” e do humorístico “Nóis na Firma” foram realizadas com sérios problemas na acústica.

E também a parte de instalações deixa muito a desejar, especialmente camarins, falta de banheiros e refeitório.

Em todo caso

Cabe à direção da Band decidir como resolver tudo isso, até diante da possibilidade de pôr os estúdios à disposição das grandes produtoras.

Nas condições atuais, é quase impossível levar esse plano à frente.
 
A propósito

Entre hoje e amanhã, a Band coloca ponto-final nas gravações de mais uma temporada do “MasterChef”, versão Amadores.

Já no próximo dia 21, serão abertos os trabalhos do “MasterChef+”.

Lázaro Ramos, de novo, no cinema

Lázaro Ramos, de novo, no cinema

Reprodução/Instagram


 
As Verdades

Depois do seu bom trabalho na direção de “Medida Provisória”, Lázaro Ramos volta aos cinemas como ator.

Em “As Verdades”, ele é o delegado Josué, que, na investigação de um crime numa pequena cidade no sertão baiano, precisa descobrir qual das três versões contadas é a verdadeira. Dia 30, nos cinemas.

DM

Covid voltou com tudo no esporte da Globo. Do pessoal de vídeo, o narrador Milton Leite e os comentaristas Maurício Noriega e Lédio Carmona positivaram.

Pela ordem, Noriega, o primeiro a voltar, Milton e Lédio, que ainda trabalhou em Coritiba e São Paulo.
 
Jornalismo

Naquele mesmo modelo que a CNN já teve, a TV Jovem Pan passou a apresentar um bloco com ancoragem e notícias de Brasília. Por enquanto, no Top 20, mas a ideia é ampliar para outros espaços.

A apresentação é de Katiuscia Sotomayor.
 
Desfalques

A propósito da TV Jovem Pan, tudo mostra que serão bem importantes as baixas na sua equipe, entre apresentadores e comentaristas, por causa das eleições.

Entre os principais, que já confirmam sua candidatura, o ex-ministro Ricardo Salles e Antonia Fontenelle.
 
Economia

Para evitar gastos com seguidas viagens do elenco de “Mar do Sertão” ao Nordeste, a Globo vai reproduzir vários ambientes no seu complexo do Rio de Janeiro.

A construção de uma cidade cenográfica foi confirmada.

Humor

O Prime Video reuniu um time de craques na segunda temporada da série “LOL: Se Rir, Já Era”, ainda sem data de estreia.

Casos de Carol Zoccoli, Lindsay Paulino, Bruna Braga, Gigante Léo, Marianna Armellini, Fabio Rabin, Mathy Lemos, Rafael Infante, Eddy Junior e Grace Gianoukas. Gkay dividirá a apresentação com Tom Cavalcante.

Mariana Bispo é uma das repórteres  da série 'Desperdício'

Mariana Bispo é uma das repórteres da série 'Desperdício'

Instagram


 
Série especial

O “Jornal da Record” estreia nesta segunda-feira a série especial “Desperdício”, mostrando, de um lado, o tanto de comida que se joga no lixo, mas também destacando que se intensificaram na pandemia iniciativas e investimentos que vieram provocar mudanças e dar um destino diferente aos alimentos.

Trabalhos Mariana Bispo e Cleisla Garcia, em São Paulo, Renata Loures, no Rio, e Jairo Bastos, em Porto Alegre.

Bate – Rebate

• O Multishow confirma para o dia 27, 22h30, a estreia da sexta temporada da série "Tô de Graça"...

• ...  Rodrigo Sant'Anna, Isabelle Marques (Briti), Andy Gercker (Maico) e Evelyn Castro (Marraia) seguem no elenco fixo.

• Já está disponível no Star+ um novo episódio da atual temporada de "Os Simpsons"...

• ... “O som das gengivas sangrentas” traz um personagem com deficiência auditiva, interpretado por deficientes auditivos em espanhol e em português.

• O craque Lucas Moura, Denílson e Luciele Di Camargo e a banda Rod Hanna são as atrações do “Faustão na Band” desta segunda-feira.

• Duda Santos acaba de assinar seu primeiro contrato com a Globo e está confirmada no elenco de “Travessia”, de Glória Perez, substituta de “Pantanal”.

• Léo Dias será o convidado do “Programa de Todos os Programas”, nesta terça, 18h, ao vivo, com transmissão nas redes sociais do R7.

• Está confirmada para a madrugada desta segunda para terça, 1h10, a estreia do “Band Eleições”...

• ... Os pré-candidatos aos governos de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro — Fernando Haddad, Alexandre Kalil e Marcelo Freixo — serão os entrevistados...

• ... Apresentação de Rodolfo Schneider, com a participação dos jornalistas Fernando David e Mariana Procópio (RJ) e Murilo Rocha e Lucas Catta Prêta (MG).

• Malu Rodrigues, Irma na primeira fase de “Pantanal”, gravou a série “Musa Música”...

• Jean Paulo Campos, sempre lembrado pelo Cirilo de “Carrossel”, também faz uma participação.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas