Torcedor-jornalista pode e sempre existiu, mas jornalista-torcedor fica ruim
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Como todo outro simples mortal, e aí em se tratando do campo esportivo, é natural que jornalista também tenha um time do coração. Perfeitamente normal.
Houve um tempo em que a maioria fazia questão de esconder. Lembro até o dia, com a colaboração do Osmar Santos, de ter publicado na antiga Folha da Tarde, pela primeira vez, uma lista de quem torcia para quem. Isto principalmente no tempo em que o rádio bombava na audiência. Fazia eco nos estádios.
Foi um deus nos acuda. Mais engraçada ainda a tentativa de alguns de querer desmentir.
No decorrer dos tempos, no entanto, tudo foi se encaixando e, hoje, já existe um panorama diferente e tratado com maior naturalidade. Não existe mais a preocupação de se esconder até as últimas consequências, como foi no passado, até porque tudo passou a ser tratado com maior autenticidade. Qual problema tem?
Hoje, inclusive, a relação é muito mais verdadeira.
Só que há, sempre, no desempenho das funções, a necessidade de separar o jornalista-torcedor do torcedor-jornalista, o que levou o comentarista Flávio Prado, domingo, na Jovem Pan, a dar um bem adequado presta atenção no repórter Rodrigo Viga. Ou ainda todo comentário do áudio vazado da Globo, com o irritado Eric Faria chamando o treinador do Flamengo, Jorge Sampaoli, de imbecil.
Situações, no mínimo, desagradáveis. As críticas feitas aos torcedores, que muitas vezes extrapolam e perdem a razão, como demonstram os fatos, também cabem perfeitamente aos dois.
Deu ruim
A vida, desde sempre, ensina que nunca é demais tomar cuidado com o que se fala. Ainda mais microfonado.
Vide velho exemplo do ex-ministro Rubens Ricupero. Eric Faria e os demais companheiros, Luiz Roberto, Ricardinho e Roger Flores, acho que esqueceram.
Vem a questão
Há um comentário de que ontem mesmo a Globo instalou uma investigação para descobrir — e dizem até que já havia descoberto — o autor do vazamento dessa besteira do Eric Faria.
Vai punir o responsável. É esquisito. Aliás, não lembro da mesma preocupação em casos passados, como foram os de Milton Leite, Maurício Noriega e André Rizek.
Fica a dúvida
Na semana passada, a TV Jovem Pan dispensou os serviços do jornalista Adalberto Piotto.
Mas na noite de domingo reprisou a última edição do programa dele, “Direto ao Ponto”. Falta de cuidado ou do que colocar no ar?
Expectativa
“Reis”, como se sabe, é finalista em cinco categorias do Produ Awards 2023, premiação que reconhece a excelência de produções latinas.
Cristiane Cardoso (Autora), Leonardo Miranda (Direção Geral) e Cirillo Luna (Protagonista) foram indicados. Os vencedores serão conhecidos nos dias 1º e 2 de novembro
Pela ordem
Em se tratando de “Reis”, na sexta-feira (29) será exibido o último episódio da sua oitava temporada, “A Consequência”.
Na segunda (2), será a estreia de “A Sucessão”, a nona.
É o João
João Kleber, de tantas histórias e tradições, é o convidado desta terça-feira de “O Programa de Todos os Programas”, a partir das 18 horas.
Ao vivo, no YouTube e redes sociais do R7.
Pista?
A escolha de um novo diretor artístico no SBT, o substituto de Fernando Pelegio, continua em questão. Curiosidade geral.
De acordo com declarações da agora número 1, Daniela Beyruti, pode estar muito perto. Segundo ela, “só falta assinar”. Será que é de fora?
Olha ele
O considerado Hugo Gloss está no elenco de “Tudo por um Pop Star 2”, da Thalita Rebouças e protagonizada por Gabriella Saraivah, Laura Castro e Bela Fernandes.
As filmagens começaram ontem.
Quem sabe
Pocah, cantora, lançando novo EP, “A Braba é Ela”, pretende expandir seu raio de ação além da música.
Por exemplo, ela admite que tem interesse de atuar em projetos na TV e cinema, se jogar também nisso, mas antes de tudo se preparar convenientemente.
Estreia marcada
Tudo certo para a estreia de “Os Dez Mandamentos”, produção da Record, no canal TNT Novelas.
O primeiro capítulo vai ao ar no próximo dia 25, na faixa das 8 da noite.
Rival de Beja
Bianca Bin, após vários trabalhos seguidos, pensou em se afastar das novelas para se dedicar mais ao teatro. Daí a escolha apenas por uma participação especial como Agatha em “Terra e Paixão”.
No entanto, ela acaba de rever esta decisão e agora vai se preparar para viver uma das principais personagens de “Dona Beja”, produção da HBO Max. Fará a grande rival de Grazi Massafera/Beja.
Estreia da Fazenda
Depois dos 18 participantes já confinados e os 10 do Paiol, que vão disputar as quatro vagas restantes, hoje tem a estreia da “Fazenda 15”, na Record.
A amostra grátis desta última segunda-feira já deu uma boa dimensão do que vem pela frente.
Bate – Rebate
• Diogo Vilela encerra, até sexta-feira, seus trabalhos nas gravações do “Vai que Cola”, do Multishow.
• Adriana Lessa também está no elenco do filme “O Martelo e a Coroa”, de Breno de Souza, que trata de um suposto encontro entre dom Pedro 1º e Nietzsche.
• Erick Bretas, número 1 da Globoplay, por meio de Comunicação da casa, manda avisar que não existe projeto de remake previsto para “A Viagem”...
• ...Na Globo aberta, quando Silvio de Abreu ainda estava por lá, em uma tentativa, 12 capítulos foram escritos, mas logo depois o projeto foi esquecido.
• Leandro Hassum demonstra que é um dos que melhor entendeu o conceito de contrato por obra no entretenimento...
• ...Desde 2019, após 21 anos de Globo, ele decidiu abraçar vários outros projetos, aliando-se às produtoras de conteúdo. Não por acaso está no ar o tempo todo.
• “Quintuplicou”, série exibida no Discovery+ em 2022 e que acompanha a rotina de uma família capixaba com cinco bebês, estreia dia 2 de outubro, às 19h30, no Discovery Home & Health.
• “Elas por Elas” estreia na segunda que vem na Globo, mas com uma frente de gravações até certo ponto confortável...
• ...O elenco colaborou bastante nesta puxada inicial.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.