Flavio Ricco Um ano de pandemia no Brasil é o assunto do “Câmera Record”

Um ano de pandemia no Brasil é o assunto do “Câmera Record”

Luiz Fara Monteiro apresenta o "Câmera Record"

Luiz Fara Monteiro apresenta o "Câmera Record"

Instagram

No momento em que o nosso País registra elevado números de vítimas da Covid-19, o “Câmera Record” levanta questões, e também mostra os desafios e a transformação na vida de heróis anônimos brasileiros.

Exatamente há um ano, a OMS - Organização Mundial da Saúde classificou a disseminação do novo coronavírus como uma pandemia - a maior crise sanitária mundial da nossa época. No mesmo mês, março de 2020, foi registrada a primeira morte no Brasil, vítima deste mal.

Doze meses depois e os registros são assustadores, com recorde de números de mortos por dia e filas por vagas nos hospitais

O “Câmera Record” foi em busca de pessoas, que desde o começo, passaram a conviver com o problema, quando pouco se sabia sobre o vírus e o uso de máscaras ainda não era obrigatório.

Julie Pires, por exemplo, precisou cuidar da mãe e da irmã doentes. Isoladas dentro de casa, ela relembra que chegou a sofrer críticas no prédio. "Teve um morador que falou: 'o que você vai fazer com elas?'. Respondi: 'Eu vou ficar em casa, conforme instruções'", relembra.

Para dona Lúcia Ferreira, líder comunitária em uma das regiões mais carentes de São Paulo, o desafio foi ajudar os vizinhos e também ir em busca de auxílio para ela mesma. "Nunca fiquei na minha vida sem pagar minhas contas de água, de luz e telefone", conta.

O “Câmera Record” também mostra os desafios que temos pela frente e problemas que são muito sérios, como a falta de vagas e filas pelas UTIs.

É nesse domingo, depois do “Domingo Espetacular”, com apresentação de Luiz Fara Monteiro.

Últimas