Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indústria brasileira mostra primeiro veículo híbrido flex do mundo

Produzido pela Toyota, em parceria com USP e UnB, veículo não depende mais de gasolina e pode rodar com etanol 

Garagem R7|Raphael Hakime

Carro produzido pela Toyota em parceria com a USP irá percorrer 1.500 km
Carro produzido pela Toyota em parceria com a USP irá percorrer 1.500 km Carro produzido pela Toyota em parceria com a USP irá percorrer 1.500 km

A Toyota apresentou nesta segunda-feira (19) em São Paulo o primeiro veículo híbrido flex do mundo. Fabricado em parceria com a USP e a UnB, o carro se diferencia dos anteriores por permitir o uso de etanol no tanque de combustível — além da eletricidade.

Até agora, os híbridos só permitiam a combinação de gasolina e eletricidade.

Montado sobre a plataforma de um Toyota Prius, o veículo vai percorrer um trajeto de 1.500 km — entre São Paulo e Brasília — até quinta-feira (22) para por à prova sua durabilidade, segurança e autonomia.

Serão quatro paradas no percurso, a fim de abastecer o carro e, mais que isso, coletar dados sobre o veículo.

Publicidade

O CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Ângelo, lembrou que tudo começou com um empréstimo de um híbrido para estudantes do curso de engenharia da USP.

"Dois anos atrás, emprestamos um Prius híbrido para alunos da USP. Eles agora podem ajudar a desenvolver tecnologias do futuro", afirmou.

Publicidade

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, revelou ter números sobre o consumo, mas disse ainda ser prematuroe arriscado prever a autonomia do veículo.

"É um projeto pioneiro e tem a preservação do ambiente como principal apelo", disse. Questionado sobre qual modelo receberia os primeiros motores, quando produzido em larga escala, disse que o Corolla é uma das possibilidades.

Publicidade

Tecnologia nacional

O presidente da Anfavea (associação das fabricantes), Antonio Megale, destacou a importância da tecnologia ter sido desenvolvida em território nacional.

"Esse é um avanço que podemos mostrar ao mundo que temos uma alternativa importante [de motor menos poluente] no Brasil", afirmou. "A retenção de pesquisa e desenvolvimento no Brasil é fundamental. Precisamos ter orgulho da nossa engenharia nacional. E desenvolver e exportar tecnologias para outros países", completou.

São apoiadores do projeto a Investe São Paulo, agência que promove investimentos no Estado e é ligada ao governo paulista, e a Unica (União da Indústria da Cana de Açúcar).

A montadora japonesa é uma das referências de carros híbridos no mundo e já produz em larga escala. Já vendeu 11 milhões de híbridos no mundo. No Brasil; introduziu o modelo Prius, que aceita gasolina e eletricidade, em 2013.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.