Toyota convoca recall para consertar airbag de 380 mil veículos
Campanha da montadora japonesa inclui os modelos Corolla, Fielder, Etios hatch e sedã, Hilux e SW4. Tempo de reparo estimado vai de 1h30 a 5h
Garagem R7|Do R7
A Toyota convocou um recall para consertar o airbag de quase 380 mil veículos nesta quinta-feira (24). Fazem parte da campanha da montadora japonesa os modelos Corolla, Fielder, Etios hatch e sedã, Hilux e SW4 — veja a lista abaixo com os respectivos anos de fabricação, número do chassis e o local do reparo.
A campanha prevê o conseto de quase 528 mil equipamentos de airbag instalados nesses carros.
De acordo com comunicado da montadora, uma inspeção de um fornecedor, no Japão, em uma peça chamada “deflagrador” — parte do sistema de airbag do lado esquerdo (lado do motorista) e/ou do lado direito (lado do passageiro) —, identificou a falha.
A investigação apontou uma degradação de uma substância desta peça, quando os veículos estão expostos a altas temperaturas ou grandes variações de temperatura ou mesmo alta umidade relativa do ar.
Por essa razão, o "deflagrador" pode provocar a abertura do airbag inadequadamente no caso de colisão do veículo. Também pode ocorrer a ruptura da carcaça do deflagrador com a dispersão de fragmentos metálicos juntamente com a bolsa do airbag.
No caso de colisão frontal e a consequente deflagração inadequada da bolsa do airbag, a Toyota informou que o motorista e eventuais passageiros estão sujeitos a danos materiais e lesões físicas graves. Há risco até de morrer em decorrência do problema.
A partir da próxima segunda-feira (28), a montadora japonesa vai trocar a peça, do motorista e/ou passageiro, conforme o modelo.
Para agendar a substituição, os donos de Corolla, Fielder, Etios hatch e sedã, Hilux e SW4, incluídos no programa de recall, devem procurar a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site da empresa.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.