Banhos e restrições: André Gonçalves usa tornozeleira eletrônica!
Saiba como funciona equipamento usado para monitorar ator após prisão por não pagamento de pensão alimentícia
Keila Jimenez|Do R7 e Keila Jimenez

O ator André Gonçalves vai ter de viver os próximos 60 dias com uma tornozeleira eletrônica monitorada pela polícia 24 horas por dia. Não pode retirar o equipamento para nada, nem para dormir nem para tomar banho.
André Gonçalves teve de colocar uma tornozeleira eletrônica após ter sido preso na semana passada por não pagar a pensão alimentícia de Valentina Benini, filha do ator com a jornalista Cynthia Benini.
A dívida teria ultrapassado o valor de R$ 350 mil. Depois de passar a noite na cadeia, o ator recebeu tornozeleira eletrônica, acessório incômodo e que traz uma série de restrições para quem é obrigado a usá-lo.
A tornozeleira eletrônica é um equipamento criado pela Justiça para monitorar uma pessoa que esteja sendo processada criminalmente ou cumprindo pena em prisão domiciliar.
24 horas
O monitoramento de quem usa tornozeleira eletrônica é 24 horas por dia.
O sistema localiza a pessoa por meio de um sinal de GPS recebido pelo equipamento. Funciona como o sinal de um celular. O aparelho calcula em tempo real a localização geográfica da pessoa e a envia para a central de monitoramento.
A tornozeleira pesa entre 128 gramas e 200 gramas (o peso de um celular) e, presa ao tornozelo com uma tira de borracha, acompanha todos os movimentos da pessoa.
Banho
O equipamento é à prova de água; portanto, André Gonçalves não deve tirá-lo nem para tomar banho ou nadar.
Restrições
Além de usar o equipamento 24 horas dia, o ator não poderá deixar as imediações da casa onde vive com a mulher, a atriz Danielle Winits.
A tornozeleira eletrônica serve para saber se a pessoa realmente está cumprindo prisão domiciliar; então, o ator não pode ultrapassar um determinado raio de distância da residência informada para a Justiça.
Cada tornozeleira possui “área de inclusão” predefinidas pela Justiça, ou seja, locais a que seus detentores podem ir. Isso é programado conforme o tipo de pena que receberam. Alguns não podem sair de casa.
Bateria
O equipamento não pode ser removido de maneira alguma. André Gonçalves também não pode se esquecer de carregar a bateria da tornozeleira, que dura em média entre 18 e 24 horas.
Para carregá-lo, a pessoa deve se sentar próximo a uma tomada e permanecer cerca de 90 minutos.
Caso a tornozeleira eletrônica fique sem sinal por algum motivo (bateria, quebra, retirada), o ator pode ser imediatamente punido pela Justiça.

Freezer
A retirada da tornozeleira eletrônica não é simples porque ela é feita de um material muito rígido.
Mas sempre tem alguém tentando dar um jeitinho, não é? Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um rapaz que coloca o tornozelo, com tornozeleira eletrônica, dentro de um freezer. Depois de cerca de 2 horas o dispositivo é removido com absoluta facilidade. Alguns fabricantes dizem que é realmente possível romper o equipamento assim, mas não sem que a central de monitoramento perceba.
Quando violada, a tornozeleira emite um som em um sistema central da polícia, que envia uma viatura para o local.
Em 2011, após ser presa por furtar um colar, a atriz Lindsay Lohan (Meninas Malvadas) teve de usar tornozeleira eletrônica por 35 dias.
Escuta
Apesar de algumas "lendas" das redes sociais sobre escutas e câmeras escondidas em tornozeleiras eletrônicas, isso não existe. As tornozeleiras não possuem escuta.
As tornozeleiras eletrônicas emitem sons e vibrações em ocasiões como entrada em área de exclusão e descarregamento da bateria, somente para avisar o usuário de alguma possível irregularidade com o equipamento.
André Gonçalves está casado com Danielle Winits desde 2016. Ele já teve várias esposas e namoradas famosas, entre elas Myrian Rios e Tereza Seiblitz.
O ator tem três filhos: Valentina Gonçalves, Pedro Arthur Gonçalves e Manuela Gonçalves.