Doença rara: ator de 'Stranger Things' retira 14 dentes em cirurgia

O ator Gaten Matarazzo, o divertido Dustin da série 'Stranger Things', luta contra uma síndrome rara e enfrenta a sua quarta cirurgia

Ator teve de retirar 14 dentes de uma só vez

Ator teve de retirar 14 dentes de uma só vez

Reprodução Instagram

Quem vê o divertido Gaten Matarazzo em ação como Dustin no sucesso 'Stranger Things', da Netflix, não imagina a batalha que o jovem de 17 anos vem travando contra uma doença rara.

Gaten acaba de passar pela quarta cirurgia para para a correção das consequências de uma síndrome rara chamada displasia cleidocraniana, que prejudica a formação óssea e interfere no processo de formação e nascimento dos dentes.

Em seu perfil no Instagram, o ator disse que o procedimento foi um sucesso e que, em quatro horas de cirurgia foram extraídos 14 dentes. Sim, 14 dentes de uma só vez.

“Aqueles que sofrem de displasia cleidocraniana geralmente têm dentes supranumerários, que são dentes extras que crescem nas gengivas”, explicou. “Fiz várias cirurgias para extrair esses dentes das gengivas e ajudar a expor os outros que já deveriam ter crescido considerando a minha idade", contou ele.

Atualmente, Gaten Matarazzo ajuda a divulgar a organização sem fins lucrativos CCD Smiles, que apoia pesquisas e financia tratamentos de pessoas com essa anomalia.


A displasia cleidocraniana caracteriza-se por anormalidades dentárias e ósseas e tem causa genética, na maioria das vezes. 

Em decorrência da doença, o astro teve que remover seus dentes de leite aos 11 anos de idade.

Quando foi fazer o teste para viver Dustin em Stranger Things, Gaten encantou os Irmãos Duffer, criadores da série.

“Os irmãos Duffer, diretores da série, queriam ter a certeza de que cada um dos personagens fosse único e tivesse algo realista pessoal”, contou Gaten. Eles até decidiram incluir a doença no seriado.