Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Se 'plagiar', não viralize: caso do hit 'Lovezinho' acende alerta!

Depois de ter dançado o hit viral nas redes sociais, a cantora Nelly Furtado resolveu processar os 'autores' da versão brasileira

Keila Jimenez|Do R7 e Keila Jimenez

Nelly Furtado e Treyce
Nelly Furtado e Treyce Nelly Furtado e Treyce

Se você se inspirou em um música de outra pessoa, reze para que a sua versão não viralize. Após ter surgido ao dançar Lovezinho, hit viral nas redes sociais, a cantora Nely Furtado resolveu processar os "autores" da canção.

O mundo da música é um ambiente criativo e competitivo, no qual os artistas muitas vezes se inspiram uns nos outros para criar novas obras. No entanto, essa inspiração pode cruzar a linha do plágio, o que pode levar a processos e disputas por direitos autorais. Um exemplo recente disso é o caso de Nelly Furtado, que viralizou ao dançar Lovezinho, hit brasileiro que usa a melodia do refrão de sua própria música, Say It Right, sem crédito. A gravadora Sony, responsável pela carreira da cantora canadense, agora entrou em contato com os produtores brasileiros para exigir os direitos autorais.

Lançada em 2022 pela cantora Treyce, a música virou um hit do Carnaval deste ano após um vídeo viral do dançarino e influencer Xurrasco. 

É fato que as redes sociais conectaram ainda mais o mundo e diminuíram distâncias. E muitas dessas redes justamente mostram ao mundo todo as músicas mais tocadas, as mais virais. É assim que hits brasileiros acabam chegando aos ouvidos de astros internacionais. Vira e mexe, é possível ver famosos internacionais dançando hits virais ou fazendo memes brasileiros nas redes.

Publicidade

Nelly Furtado ficou famosa por suas músicas pop, como I'm Like a Bird e Promiscuous, e sua carreira de sucesso a levou a ser uma figura conhecida em todo o mundo. No entanto, sua música Say It Right parece ter sido usada sem permissão no hit brasileiro Lovezinho . Quando um vídeo em que a própria Nelly Furtado dança Lovezinho viralizou nas redes sociais, a controvérsia explodiu, e a Sony entrou em contato com os produtores brasileiros para exigir uma solução.

Esse não é o primeiro caso de um sucesso brasileiro que entra no radar de cantores estrangeiros. A música Coração Cachorro, hit da dupla Ávine Vinny e Matheus Fernandes, foi acusada pelo cantor britânico James Blunt de ser um plágio. A canção tinha a melodia e o mesmo "uivo" no refrão da música Same Mistake. Após um acordo amigável, os brasileiros cederam 20% da obra a James Blunt.

Treyce está disposta a negociar o pagamento dos direitos a Nelly, que pode abocanhar cerca de 20% do faturamento da música.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.