Ligia Braslauskas Literatura “As Palavras e o Tempo”, de Clarice Lispector, ganha edição ampliada

“As Palavras e o Tempo”, de Clarice Lispector, ganha edição ampliada

Livro reúne mais de 4.500 frases da autora e passa a incluir trechos de obras recentes como o “Todas as cartas”

Edição imperdível para os amantes da autora

Edição imperdível para os amantes da autora

Divulgação

Clarice Lispector é uma das personalidades mais citadas na mídia e nas redes sociais pelas características e força das suas frases. Embora escritas dentro do contexto de cada romance, conto, crônica ou carta, as citações, mesmo isoladamente, têm vida própria, musicalidade e sentido poético.
 
Reunindo mais de 4.500 frases de Clarice Lispector, “As Palavras e o Tempo” oferece aos leitores vislumbres de todos os seus livros, servindo como um convite à descoberta da sua literatura. Nesta edição, que também conta com ilustrações da neta da autora, Mariana Valente, foram acrescentadas 180 novas citações atualizadas com as últimas publicações de sua obra, incluindo o mais recente “Todas as cartas”.

Com curadoria de Roberto Corrêa dos Santos, o amor do acadêmico e pesquisador pelo trabalho literário de Clarice transparece na seleção das frases, pinçadas com o intuito de revelar a genialidade da escrita da autora e de inserir o leitor em seu universo poético.
 
A seleção inclui todo tipo de escrita realizada pela autora. Há desde trechos de romances, contos e crônicas, até cartas e anotações pessoais. Apesar de não cobrir toda a obra da escritora, o livro dá conta de boa parte dela. As frases revelam Clarice em diferentes etapas de sua vida, já que estão presentes trechos de seu romance de estreia, “Perto do Coração Selvagem”, escrito quando ela tinha apenas 19 anos, até fragmentos de seu último livro, “Um Sopro de Vida”, publicado postumamente em 1978.
 
A leitura da sucessão de frases traz a impressão de que estamos diante da fala da própria autora. Esta é uma coletânea que pode ser consultada ao acaso, como quem abre um livro sagrado em busca de orientação para um enigma específico, propiciando ao leitor um primeiro contato com as dúvidas e descobertas refletidas no espelho fiel da alma e do eu profundo de Clarice: a escrita.
 
Em outubro, além do lançamento da edição especial de “As Palavras e o Tempo”, Clarice Lispector também será protagonista da exposição “Constelação Clarice”, no IMS Paulista, sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo. A mostra, que celebra a obra e o legado da autora, reunirá aproximadamente 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias, cartas, discos e matérias de imprensa, entre outros documentos do acervo pessoal de Clarice. Também são exibidas obras de cerca de 20 artistas visuais mulheres, que atuaram na mesma época que a autora, entre as décadas de 1940 e 1970. No conjunto, há trabalhos de Maria Martins, Mira Schendel, Fayga Ostrower, Lygia Clark, Letícia Parente, Djanira e Celeida Tostes, entre outras.

“As Palavras e o Tempo”
544 páginas
R$ 99,90
Editora Rocco

Últimas