Livro retrata as condições das mulheres no Zimbábue
"Condições Nervosas", de Tsitsi Dangarembga, narra não apenas a história de Tambu, mas também de seu país

"Condições Nervosas" conta a história de Tambu (Tambudzai) uma adolescente de origem shona que vive com os pais e irmãos em uma aldeia nos arredores de Umtali, a maior cidade da Rodésia (hoje Zimbábue). A história se passa no século 20, na década de 60, época em que o país estava sob domínio britânico. Em uma sociedade onde as mulheres eram preparadas para casar e servir ao marido, sem poder dar continuidade aos estudos, a oportunidade de Tambu de seguir estudando surge com a morte de Nhamo, seu irmão.
Sob o ponto de vista de uma menina negra, "Condições Nervosas", de Tsitsi Dangarembga, narra não apenas a história de Tambu, mas também de seu país. A obra acompanha os desafios de Tambu, abordando questões como a opressão familiar e social, o racismo, o papel da educação em um país recém-descolonizado, a questão da sobrevivência das mulheres em um país dominado, socialmente e culturalmente, pelos homens, e o peso das tradições como principais agentes de manutenção do status quo da época.
Publicado originalmente em 1988, "Condições Nervosas" é o livro de estreia de Tsitsi e foi o primeiro livro escrito em inglês por uma mulher negra do Zimbábue. A obra venceu, em 1989, o prêmio Commonwealth Prize for Africa, além de estar classificada entre os 12 primeiros livros no ranking dos 100 Melhores Livros Africanos do Século 20 e ocupar, em 2018, o 66º lugar na lista da BBC de 100 Histórias que formaram o Mundo.
"Condições Nervosas"
Tradução de Carolina Kuhn Facchin
234 páginas
R$ 52,90
Editora Kapulana