"O Fio da Trama" traz revelações da família Blocker-Pascolato
Com relatos que mesclam desde a vivência da guerra até conflitos pessoais, obra chega ao mercado neste mês
Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

A bela trajetória das mulheres da família Blocker-Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada no romance "O Fio da Trama", que a editora Tordesilhas lança este mês. O lançamento acontece no dia 18 de novembro, a partir das 19 horas, na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo.
A obra, cheia de emoção e pitadas de suspense, promete envolver o leitor numa narrativa comovente em que mulheres fortes confessam suas fragilidades e contam como reconstruíram laços de família e superaram grandes desafios.
“Uma linha por dia”, primeira parte do livro, inicia uma verdadeira viagem no tempo através dos diários de Gabriella Pascolato, nos quais documenta seus esforços para construir algo de pessoal em sua vida. Os relatos confessionais mostram a comovente força de vontade da jovem Gabriella, que se determinou a cursar a universidade numa época em que a formação acadêmica era incomum para as mulheres. Anos de história expostos, trazendo à tona as angústias da juventude na Itália, o casamento, as adversidades enfrentadas durante a guerra e a vinda da família para o Brasil.
Na segunda parte do livro, “Prêt-à-porter”, o leitor passa das histórias de Gabriella aos dilemas de Costanza Pascolato, entrelaçados sempre pelo depoimento comovente de suas filhas Alessandra e Consuelo Blocker. Mulheres da uma geração que, aparentemente, teria todas as facilidades para seguir em frente, mas que também enfrenta tormentas. Solidão, divórcios, tentativas frustradas de gravidez, mudanças de casa, de país, perdas e danos: a fragilidade afetiva só nos aproxima das narradoras em sua luta diária e incontornável para se tornarem protagonistas da própria história.
"O Fio da Trama"
512 páginas
R$ 65
Editora Tordesilhas